domingo, 28 de agosto de 2011

RUPTURAS

PROBLEMAS TANGÍVEIS E INTANGÍVEIS
As rupturas na área de vendas são bastante comuns, e muito já foi dito sobre esse assunto. Da forma de identificar as faltas até algumas soluções para evitar que isso volte a ocorrer. O que ainda não foi abordado é o que as rupturas podem gerar de perdas TANGÍVEIS e INTANGÍVEIS, como a sensação gera ao cliente sobre a loja/empresa.
Vamos abordar as rupturas por três óticas:
CLIENTE – Para o cliente, buscar produtos e não encontrá-los nas lojas pode ser algo mais que simplesmente tentar substituí-lo por outro ou buscar em outra loja. Para o cliente cada ruptura gera a sensação de que nessa loja/empresa não há aquilo que ele busca. Ou seja, está na hora de buscar quem o atenda (Intangível). O cliente vai ter que se deslocar para outra loja para encontrar o item que ficou faltando (Tangível).
FORNECEDOR – Os fornecedores produzem produtos para serem vendidos nos pontos de vendas e ampliar ou manter sua participação no mercado. Cada vez que seus produtos estão em ruptura, é uma venda a menos de um produto que ela deveria estar escoando de sua produção. E no caso de uma negociação, ela pode estar investindo no canal errado (Tangível). A concorrência pode estar ocupando o espaço reservado para o item não encontrado nas prateleiras (Intangível).
VAREJISTA – Lembrando que se o objetivo do fornecedor é escoar sua produção. Para o varejista o importante é fechar o ciclo de comercialização do produto com a efetiva venda e a garantia de que o cliente está no lugar certo para fazer suas compras, uma loja onde ele vai encontrar todos os itens de sua lista de compras (Tangível). O Cliente começa a perder a credibilidade na loja/empresa que não tem o(s) produto(s) que ele busca (Intangível).
Com as lentes focadas sobre as três óticas que uma ruptura pode afetar diretamente, pois não falamos das interferências diretas na produção, armazenamento e transporte dos produtos, notamos que as rupturas de mercadorias não são um bom negócio para ninguém. E que todo trabalho que possa ser feito para evitar as rupturas deve ser continuado e certamente valerá à pena.  
(Se quiser saber mais, pergunte pelo e-mail: bacellarconsultoria@hotmail.com)

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