terça-feira, 23 de agosto de 2011

COMPRAS PELA INTERNET

BRASILEIROS COMPRAM MAIS ALIMENTOS PELA INTERNET

“O número de internautas que compra produtos alimentícios no comércio virtual subiu de 29% em 2009 para 34% em 2011. Enquanto isso, os consumidores que adquirem alimentos em lojas físicas caíram de 97% para 92% no mesmo período. Os dados são de uma pesquisa das consultorias GS&MD e Ebeltof divulgada ontem, 18/08.
O estudo também revela que os brasileiros estão cada vez mais globalizados. Quase 50% dos internautas fizeram compras em outros mercados. O percentual é superior ao dos americanos (40%) e turcos (32%), mas ainda é inferior ao dos canadenses (81%), ingleses (60%) e chilenos (51%).
Segundo Luiz Goes, sócio da GS&MD, esses resultados mostram que a economia brasileira está garantindo mais força ao consumidor emergente dentro do mercado digital...”
(Fonte: Site da Revista Supermercado Moderno)
Com base na matéria acima, os supermercadistas têm pela frente o desafio de entender o comportamento desse perfil de consumidor.
Dentro das lojas físicas podemos fazer ações promocionais para incentivar a venda de um produto.
Mas, como fazer isso no site?
Uma idéia é fazer o Cross Merchandising Virtual utilizando ferramentas de informática para auxiliar as vendas. Algumas idéias podem ser úteis, como usar um flag na tela para chamar a atenção para uma oferta, ou oferecer uma lista de ofertas que estão anunciadas (usar a imagem do encarte) e assim por diante. É importante deixar claro para o cliente se existir uma cobrança pelo serviço e principalmente qual é o raio de operação de suas entregas. Um cliente que more longe da loja que vai atendê-lo será atendido em quanto tempo? O valor vai ser o mesmo cobrado ao que mora mais perto?
O uso de uma ferramenta de consulta de CEP pode ser bem útil nesse caso. Mas, seja como for, lembre-se: O cliente deve saber exatamente o quanto vai pagar o tempo que vai esperar para receber suas compras.
É importante é estar na vanguarda dessas ações, pois sair na frente pode gerar maior reconhecimento dos consumidores que buscam soluções para fazer suas compras, tomando alguns cuidados no atendimento, é claro.

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