terça-feira, 30 de agosto de 2011

CICLO DO PRODUTO

Não vou, em poucas linhas tentar descrever cada etapa do ciclo do produto de sua negociação com o fornecedor até sua saída no PDV, isso é tarefa para um livro sobre o assunto. Essa postagem se destina a um breve comentário sobre a importância de se ter um fluxo do produto bem desenhado e funcionando corretamente, e para que você inicie a observação sobre o assunto.
Para demonstrar como o produto entra e sai de sua empresa, penso que a figura abaixo pode ajudar:




O produto entra na sua empresa no momento da negociação e não da entrega, como muitos podem pensar. É após a negociação que você se torna o dono de parte da produção do fornecedor. Com uma negociação bem feita o fornecedor coloca na sua empresa seu produto com valor compatível ao de mercado (teoricamente). Isso feito, receber o produto na data combinada pelo fornecedor deve ser a segunda etapa de um processo de acompanhamento, onde depois da negociação as quantidades são lançadas no sistema, junto com o valor e a data de entrega. Isso gera informação para o CD para que ele se estruture para o recebimento. Bem, no recebimento os produtos iniciam um processo de acompanhamento físico e não mais somente sistêmico, as mercadorias agora tem um endereço dentro do CD. As lojas podem acessar o sistema e verificar a existência do produto e fazer o pedido para o CD. Na chegada das mercadorias nas lojas, o encarregado do setor ao qual o produto pertence, verifica se ele irá imediatamente para área de vendas ou se irá para o depósito da loja, respeitando o critério PEPS, é claro. Quando houver necessidade de se abastecer o produto na área de vendas, os repositores irão ao depósito e farão o abastecimento. No final desse ciclo o cliente consulta sua lista de compras, paga o produto e o leva ao PDV para efetivamente fazer o término de um ciclo normal do produto.
Até aqui não falamos de nada que você ainda não saiba, mas quanto tempo dura o ciclo de cada produto? Quantos dias de estoques há desse produto? Qual é a necessidade de pedido semanal desse produto?
Essas questões são respondidas com o mapeamento do CICLO DO PRODUTO, onde se é podemos ter a verdadeira noção se estamos pedindo mais produtos que a necessidade e gerando perdas/quebras ou se estamos perdendo vendas por rupturas.  
Alguns sistemas de gestão podem ajudar a identificar as informações necessárias ao correto CICLO DO PRODUTO, mas como todo processo que recebe direta ou indiretamente a ação do homem é passivo de falha, esse é mais um que precisa não somente de um sistema de gestão, mas também da conferência física, que pode ser feita por balanço rotativo, ou mesmo por uma rápida verificação.
Lembre-se: “O que é mais importante é ter no ponto de venda as mercadorias que seus clientes vêm buscar.”

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