quarta-feira, 22 de abril de 2020

LAST MILE & ORDER FULLFILLMENT




ANTES DE FALARMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSES DOIS CONCEITOS, PARA AS OPERAÇÕES DE VAREJO DE SUPERMERCADOS, VAMOS ENTENDER O QUE É, CADA UM DELES:

LAST MILE
Essa etapa final da entrega denomina-se como Last-Mile, ou a “Última Milha”. Na logística do transporte de mercadorias, a etapa final Last-Mile refere-se ao transporte em que a mercadoria sai do centro de distribuição para o destino final, ou seja, para o cliente tanto B2B como B2C que adquiriu determinado produto.

ORDER FULLFILLMENT
Order Fulfillment é um termo originário do inglês que significa, em tradução livre, cumprimento, realização, preenchimento. Em logística, usa-se o termo order fulfillment para se referir ao atendimento do pedido do cliente, ou seja, o conjunto de operações e atividades desde o recebimento do pedido até o momento da entrega do produto ao cliente final, visando sempre o maior índice de satisfação possível

Com esse entendimento, fica ainda mais fácil perceber a importância de cada um e onde eles se encontram das nossas operações logísticas. Vamos falar de cada um separadamente, primeiro. E depois unimos os dos dentro as nossas rotinas diárias.

LAST MILE – Então a mercadoria chegou ao nosso CD e precisamos fazer a sua entrega nos pontos de vendas (lojas). Um outro conceito muito importante a ser usado nesta tarefa é o just in time que diz respeito ao tempo correto de chegada da mercadoria no ponto de venda, na quantidade correta, com qualidade e preferencialmente, com o menor custo de operação possível.

A mercadoria que está agora em nosso CD deve ser levada para as lojas, para que seja realizada a venda ao consumidor final dentro do prazo e das quantidades previstas fechando assim um ciclo que vem desde a produção da matéria-prima usada para a confecção dessa mercadoria.

ORDER FULLFILLMENT – Falando agora do ponto de partida para que a mercadoria chegue ao ponto de venda (loja), temos tarefas, rotinas e processos a serem executados para que esta ação seja a mais correta possível.

Primeiro, deve haver uma demanda para a solicitação de mercadorias do CD para a loja. Esta demanda pode ocorrer por vários fatores, vamos falar das principais.

Demanda por Promoção – Sempre que uma mercadoria vai entrar em promoção, há uma demanda das lojas para o CD. Esta demanda, também pode ser gerada pelo Setor Comercial, que antecipa o envio de mercadorias para as lojas por distribuição ou Cross-Docking;

Demanda por Baixa de Estoque – Uma mercadoria em uma loja entrou em seu estoque mínimo, e antes que ela entre em ruptura é feito um pedido para o CD, que pode ser automático (sistema gera o pedido) ou manual (gerente ou responsável pelo setor gera o pedido);

PONTO DE CONVERGÊNCIA – Tendo havido a demanda, e esta por sua vez gerando um pedido (ORDER). Inicia-se o desafio de realizar a entrega do CD para a loja solicitante (LAST MILE), e assim fechar este ciclo com o atendimento do pedido (ORDER FULLFILLMENT).

O conceito perece bem simples, mas não é exatamente como parece. Para que esses dois conceitos, ou melhor, três conceitos possam trabalhar juntos e serem efetivos, precisamos ter foco no planejamento e na execução de cada etapa desse complexo processo.

Em uma breve olhada para o processo como um todo, separamos algumas etapas importantes, para destacar aqui, por exemplo: Compras precisa enviar o pedido os fornecedor no tempo certo, evitando rupturas. O gerente de loja ou o encarregado de setor precisa colocar o pedido no sistema no prazo certo e com as quantidades adequadas. A logística precisa iniciar o processo de separação, conferência, faturamento, embargue e entrega, de acordo com o recebimento do pedido, e dentro do prazo correto.

Ainda não acabou. A mercadoria solicitada ao chegar à loja, precisa estar na gôndola, bem exposta e precificada, de maneira atrativa para realizar a venda, que fecha seu ciclo ao ser registrada no check-out. Isso feito, fecha-se o ciclo de atendimento de pedido (ORDER FULLFILLMENT), e de entrega entre o CD e a loja (LAST MILE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário