quinta-feira, 10 de outubro de 2019

A FORMAÇÃO DA EQUIPE COMO UM DIFERENCIAL COMPETITIVO.




Ter um diferencial competitivo é essencial para qualquer empresa. E é com base nessa frase, e na minha própria formação profissional, que procuro passar o máximo de conhecimento para as pessoas com quem trabalho, recebendo em troca Informações e conhecimentos importantes para minha evolução profissional.

Já aprendi muito ouvindo um separador, um empilhador e conferentes. Como eles são as pessoas que estão na ponta colocando em prática tudo aquilo que foi planejado pela diretoria da empresa como estratégia tocar as tarefas do dia-a-dia da operação, eles têm contato direto com todos os agentes internos e externos relativos as tarefas.

Sempre que posso realizo as tarefas dos colaboradores da operação, para entender “fazendo” as suas propostas de melhorias. Isso me permite ver pelo mesmo ponto de vista dele, me fazendo dar respostas mais rápidas e efetivas a cada questão trazida a mim.

Essa prática se tornou uma troca constante de conhecimentos entre nós, porque todos têm informações para trocar, e deixar esse canal de comunicação aberto nos ajuda a reduzir, e muito, o tempo de resposta as situações que poderiam se transformar em um grande problema para a empresa.



Não digo que consegui trocar experiência com todas as pessoas com quem tive o prazer de trabalhar, e que foi possível alterar rotinas e processos todas às vezes que alguém apresentou uma boa idéia, porque isso não seria impossível. Mas, trocar informações foi importante para entender o ponto de vista de cada um, e ajuda a esclarecer o porquê de seguirmos aquela rotina ou processo da forma proposta pela empresa.

Entendo que essa troca constante é formação para mim e para minha equipe, que acontece com espontaneidade e naturalidade, com a participação de todos e mesmo aqueles que são mais introvertidos, eu faço questão de trazer para a discussão e ouvir a sua opinião.

Por outro lado, busco constantemente trazer assuntos relacionados a operação, e os apresento em formato de aulas para o pessoal. Na foto acima, estou apresentando o tema "Custos de Estoque." 

Acredito que trazendo esse tipo de conhecimento aos colaboradores, eles conseguem ampliar as suas visões relacionadas ao trabalho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário