terça-feira, 4 de outubro de 2011

CONTRATO DE RISCO OU O VERDADEIRO PROCESSO DE GANHA X GANHA

Para os consultores esse tipo de contrato pode ser uma ferramenta de negociação. Para os clientes é uma forma de ter um profissional bem qualificado dentro de sua empresa, garantindo sua própria remuneração sem que o empresário tenha que usar o capital da empresa para remunerá-lo, e precisa dos serviços do consultor.
Como funciona esse tipo de contrato?
O que se faz, normalmente, é um levantamento prévio das oportunidades de retorno de capital na empresa, uma análise que o consultor realiza em pesquisas dentro da empresa cliente. O profissional de consultoria deve ter conhecimento em várias áreas da empresa para poder notar cada oportunidade de retorno. Conhecer rotinas no seguimento de atuação de seu futuro cliente, e principalmente ter a capacidade de mensurar corretamente quanto se pode retornar em cada ação proposta, é a chave do sucesso desse tipo de contrato.
Com esse tipo de contratação, o cliente terá a noção exata das áreas envolvidas no processo de consultoria e quanto obterá de retorno, ou pelo menos uma boa projeção, com o trabalho contratado. Alguns aspectos importantes devem ser destacados para o sucesso dessa modalidade de contrato.

A)     Contratado e Contratante devem validar as possibilidades reais de retorno de capital encontradas durante o processo de análise, e um cronograma para esse retorno;
B)     O Consultor deve realizar semanalmente, ou em um período curto de tempo, reuniões com o cliente, onde ele consiga demonstrar o que já conseguiu de retorno. Esse processo é conhecido como validação dos saving. Processo que garante que o cliente está de acordo com as oportunidades encontradas;
C)     Deve ser estabelecida a forma de remuneração do consultor, antes de se iniciar o trabalho. A remuneração pode ser feita com um valor fixo, ou com um percentual sobre o retorno de capital. Essa segunda proposta é mais alinhada com o processo de Ganha X Ganha, e garante maior sucesso para ambos e por fim;
D)     Estabelecer, por contrato, quais oportunidades serão tratadas e em quanto tempo (Cronograma), senão o consultor vira “funcionário” do cliente. Pode ser feito um contrato em etapas, de acordo com as oportunidades encontradas. Exemplo: Se o consultor achou oportunidades nas áreas administrativa, comercial, RH e logística, deve estabelecer o tratamento de cada área de uma vez, ou cada etapa de uma vez, quando os setores têm que ser tratados ao mesmo tempo, por ocasião correlação de rotinas.

Esse tipo de contrato funciona como uma ferramenta de negociação para os consultores, e para os clientes. É usar o capital que o consultor conseguiu recuperar para remunerá-lo.

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