quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CONHECIMENTO EM LOGÍSTICA – SUA IMPORTÂNCIA PARA GESTORES DE LOJA

Para quem trabalha com gestão de unidade de varejo, por exemplo, ter conhecimento processos logísticos pode ajudar no entendimento do fluxo das mercadorias e controle de estoques.
Conhecer o processo que envolve a logística desde o pedido da loja até sua efetiva chegada faz com que o gestor evite, principalmente, duas situações em sua unidade de negócio, a primeira está ligada a falta de mercadorias para venda (RUPTURAS) e a segunda, que é totalmente inversa, o excesso de mercadorias nos estoques (EXCESSOS).
De fato, para ter equilíbrio nessa área é preciso ter conhecimento em alguns assuntos como: giro da mercadoria, se o produto sofre com alguma sazonalidade e qual o tempo necessário para a mercadoria chegar a sua loja após o pedido.
Partindo de um produto que não sofra com sazonalidades, podemos fazer um cálculo razoavelmente fácil para saber quando e quanto pedir.

Ex: No estoque há 150 unidades / a venda diária é de 20 unidades / hoje é segunda-feira e o dia de fazer pedido é na quarta-feira para receber na sexta-feira. Assim, de segunda a sexta as vendas serão de 100 unidades, mas as 50 unidades que restam não são o suficiente para aguardar mais uma semana de vendas, e se não se colocar o pedido pode haver falta, segundo as informações de volumes de vendas.
Por outro lado, há uma suposta quantidade a mais no estoque, pois 150 unidades comportam as vendas de 7 dias, e o ponto de equilíbrio desse produto seriam 100 unidades, de acordo com as informações acima.
Supondo que na caixa venham 25 unidades, para manter os estoque regulados, o pedido deve ser de 125 unidades ou 4 caixas por semana. Na sexta semana, o pedido deve ser de 5 caixas, ou 150 unidades.
Não é uma conta difícil de fazer, basta acompanhar as vendas dos produtos e não perder o dia de fazer o pedido. (ver tabela abaixo)

PEDIDORECEBE
DOMSEGTERQUAQUISEXSAB
SEM 115013011090195175
SEM 21551351159575180160
SEM 31401201008060165145
SEM 4125105856545150130
SEM 511090705030160140
SEM 6120100806040145125
SEM 710585654525130110


Para os gestores, ter esse conhecimento auxilia muito na administração de suas lojas e na formação de suas equipes, além de poderem apresentar um bom controle em sua gestão, ajudando a reduzir quebras e rupturas na empresa.
Ainda, é importante lembrar que se houver algum fato novo como uma promoção, a abertura de um ponto extra ou até mesmo um cross merchandising esses cálculos precisam ser refeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário