Para quem trabalha com gestão de unidade de varejo, por exemplo, ter conhecimento processos logísticos pode ajudar no entendimento do fluxo das mercadorias e controle de estoques.
Conhecer o processo que envolve a logística desde o pedido da loja até sua efetiva chegada faz com que o gestor evite, principalmente, duas situações em sua unidade de negócio, a primeira está ligada a falta de mercadorias para venda (RUPTURAS) e a segunda, que é totalmente inversa, o excesso de mercadorias nos estoques (EXCESSOS).
De fato, para ter equilíbrio nessa área é preciso ter conhecimento em alguns assuntos como: giro da mercadoria, se o produto sofre com alguma sazonalidade e qual o tempo necessário para a mercadoria chegar a sua loja após o pedido.
Partindo de um produto que não sofra com sazonalidades, podemos fazer um cálculo razoavelmente fácil para saber quando e quanto pedir.
Ex: No estoque há 150 unidades / a venda diária é de 20 unidades / hoje é segunda-feira e o dia de fazer pedido é na quarta-feira para receber na sexta-feira. Assim, de segunda a sexta as vendas serão de 100 unidades, mas as 50 unidades que restam não são o suficiente para aguardar mais uma semana de vendas, e se não se colocar o pedido pode haver falta, segundo as informações de volumes de vendas.
Por outro lado, há uma suposta quantidade a mais no estoque, pois 150 unidades comportam as vendas de 7 dias, e o ponto de equilíbrio desse produto seriam 100 unidades, de acordo com as informações acima.
Supondo que na caixa venham 25 unidades, para manter os estoque regulados, o pedido deve ser de 125 unidades ou 4 caixas por semana. Na sexta semana, o pedido deve ser de 5 caixas, ou 150 unidades.
Não é uma conta difícil de fazer, basta acompanhar as vendas dos produtos e não perder o dia de fazer o pedido. (ver tabela abaixo)
PEDIDO | RECEBE | ||||||
DOM | SEG | TER | QUA | QUI | SEX | SAB | |
SEM 1 | 150 | 130 | 110 | 90 | 195 | 175 | |
SEM 2 | 155 | 135 | 115 | 95 | 75 | 180 | 160 |
SEM 3 | 140 | 120 | 100 | 80 | 60 | 165 | 145 |
SEM 4 | 125 | 105 | 85 | 65 | 45 | 150 | 130 |
SEM 5 | 110 | 90 | 70 | 50 | 30 | 160 | 140 |
SEM 6 | 120 | 100 | 80 | 60 | 40 | 145 | 125 |
SEM 7 | 105 | 85 | 65 | 45 | 25 | 130 | 110 |
Para os gestores, ter esse conhecimento auxilia muito na administração de suas lojas e na formação de suas equipes, além de poderem apresentar um bom controle em sua gestão, ajudando a reduzir quebras e rupturas na empresa.
Ainda, é importante lembrar que se houver algum fato novo como uma promoção, a abertura de um ponto extra ou até mesmo um cross merchandising esses cálculos precisam ser refeitos.
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