segunda-feira, 6 de março de 2023

ABASTECIMETO DE LOJAS (EXCESSOS X RUPTURAS)

 


Excessos de estoques. Eu fiz um “comentário” em uma reunião na empresa que trabalhava, que alguns não entenderam. Mas, quem entendeu percebeu que algo precisava ser mudado. Eu disse: “- Nós estamos comprando mercadorias vencidas!”

Claro que os compradores discordaram e ficaram bravos comigo. Então, eu explique o motivo dessa “afirmação”

Se compramos um determinado produto com o shelf-life de 90 dias, por exemplo, e temos estoque para mais de 120 dias de vendas. Parte desse produto está destinado a vencer.

Certamente que alguém vai pensar que pode ser feita uma baixa de preço para forçar a venda, e certamente isso deve ser feito. Mas, neste caso perdemos na margem do produto a cada baixa de preço.

Os excessos de produtos nos estoques podem gerar, dentre outras coisas, um alto custo financeiro do estoque, perda de margem (quando é necessário baixar o preço de venda) e possíveis avarias.   

A indústria força vendas de volumes o tempo todo, sob o argumento de redução de custo de aquisição. Claro que o comprador e o empresário querem, e precisam ter um lucro maior, as margens estão cada vez mais achatadas, vivo isso todos os dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário