quarta-feira, 8 de março de 2023

CORTE DE CUSTOS E AUMENTO DA PRODUTIVIDADES - O BINOMIO DO SUCESSO?

 


Se tem algo sendo cobrado cada vez mais em todas as empresas que presto serviço, são: Corte de Despesas e Aumento de Produtividade.

De certo que, em ambas, podemos melhorar nossos indicadores, mas olhando atentamente para esses dois indicadores, eu questiono quais são os seus limites?

Que há uma necessidade cada vez maior de redução de custos e aumento da produtividade, isso é evidente dada a grande concorrência que vivemos, em todos os setores.

Mas, até quando essa busca pela “excelência” não acaba resultando em perda?

Todo gestor sabe que há um limite para cada coisa, que pode ser reduzida na sua operação, como por exemplo, horas extras. Mas, sem fazer hora extra vai ser possível expedir toda a carga que as lojas vão precisar para abrir no dia seguinte, principalmente com produtos de promoção que chegaram atrasados? A resposta, cada gestor de operação sabe muito bem. Não!

Mas, neste caso duas coisas podem ser feitas para melhorar o resultado operacional, cortando custo e aumentando a produtividade. Primeiro: Os produtos que vão entrar em promoção precisam estar no CD (em caso de abastecimento Centralizada, Picking by line e Cross-Docking), ao menos 5 dias antes de iniciar a promoção, se não 100% da quantidade, ao menos 60%, e Segundo: Qual o custo total das horas extras da sua equipe, e quanto custa para contratar uma empresa de terceirização de mão de obra? Tenha uma visão ampla ao responder esta pergunta, porque, dependendo da sua operação, a equipe que fizer hora extra hoje, será a mesma que vai ter que chegar cedo amanhã. Então, não tenha em mente só o custo financeiro. Tenha em mente o custo como um todo.

No meu caso, já atuei das duas formas, com a equipe fazendo horas extras e contratando um empresa terceirizada. Eu digo que ter uma empresa contratada ajuda muito nos momentos de pico das operações e também auxilia na questão do absenteísmo. Então, eu optei pela terceirização, no final das contas.

 

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