Se tem algo sendo cobrado cada vez mais em todas as empresas que presto serviço, são: Corte de Despesas e Aumento de Produtividade.
De certo que, em ambas, podemos
melhorar nossos indicadores, mas olhando atentamente para esses dois
indicadores, eu questiono quais são os seus limites?
Que há uma necessidade cada vez
maior de redução de custos e aumento da produtividade, isso é evidente dada a
grande concorrência que vivemos, em todos os setores.
Mas, até quando essa busca pela “excelência”
não acaba resultando em perda?
Todo gestor sabe que há um limite
para cada coisa, que pode ser reduzida na sua operação, como por exemplo, horas
extras. Mas, sem fazer hora extra vai ser possível expedir toda a carga que as
lojas vão precisar para abrir no dia seguinte, principalmente com produtos de
promoção que chegaram atrasados? A resposta, cada gestor de operação sabe muito
bem. Não!
Mas, neste caso duas coisas podem
ser feitas para melhorar o resultado operacional, cortando custo e aumentando a
produtividade. Primeiro: Os produtos que vão entrar em promoção precisam estar
no CD (em caso de abastecimento Centralizada, Picking by line e Cross-Docking),
ao menos 5 dias antes de iniciar a promoção, se não 100% da quantidade, ao
menos 60%, e Segundo: Qual o custo total das horas extras da sua equipe, e
quanto custa para contratar uma empresa de terceirização de mão de obra? Tenha
uma visão ampla ao responder esta pergunta, porque, dependendo da sua operação,
a equipe que fizer hora extra hoje, será a mesma que vai ter que chegar cedo
amanhã. Então, não tenha em mente só o custo financeiro. Tenha em mente o custo
como um todo.
No meu caso, já atuei das duas
formas, com a equipe fazendo horas extras e contratando um empresa
terceirizada. Eu digo que ter uma empresa contratada ajuda muito nos momentos
de pico das operações e também auxilia na questão do absenteísmo. Então, eu optei
pela terceirização, no final das contas.
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