quarta-feira, 5 de outubro de 2022

NÃO VAI VENCER – UM PONTO DE EQUILÍBRIO.

 


Não vai vencer se comprar atendo a isso.

É mais complexo do que pode parecer. De um lado a Indústria oferecendo descontos pela aquisição de quantidades maiores, e de outro a realidade de venda. Não é fácil achar o ponto de equilíbrio, mas a equação pode ser encontrada de forma a atender ambos os lados envolvidos.

Existem algumas formas de se calcular a demanda e estoque de segurança, que podem ajudar e até ajudam muito nesse processo. Mas, é importante lembrar que de um lado tem uma oferta de preço tentadora, para nos “ajudar” a pensar na negociação, e do outro lado existe a realidade de venda daquele produto adquirido em maior quantidade, que para ter sua venda aumentada precisa ter atratividade, para os clientes. Será que a redução de preço é o suficiente?

Uma forma que eu utilizo para orientar meus clientes é fazer uma conta simples:

Qual o percentual de ganho se vendermos todos os produtos comprados, dentro do Shelf Life? Se não conseguirmos vender tudo, quanto venderemos com a margem objetiva inicial, e quanto venderemos com a perda de parte dessa margem?

Na média, compensa comprar a quantidade sugerida pelo fornecedor? Se as respostas estiverem alinhadas com as estratégias da empresa, então a negociação é boa, e vale à pena comprar. Caso contrário, entendo ser melhor não fazer a compra da quantidade ofertada.

Outro aspecto importante é o prazo para pagamento nessa negociação. Cuidado para não financiar o estoque da indústria, ela não precisa disso. E isso pode comprometer seu fluxo de caixa. Não é ideal pagar o primeiro boleto, sem ao menos ter vendido 60% do que comprou. (percentual utilizado levando em consideração o prazo médio e a margem obtida)

Uma outra forma de entender esse tipo de negociação é ter claro o comprometimento do fornecedor com ela. Não é porque ele te vendeu o produto, que o “problema” é seu. Parceria é uma via de mão dupla, afinal a maioria das fabricas depende dos pontos de varejo e atacado, para escoar sua produção. Assim, é correto dizer que existe um comprometimento mutuo em uma negociação de quantidades maiores que normalmente compradas, e com isso todos só tem a ganhar.   

Com isso em mente, Sucesso e Boas Vendas!

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