quarta-feira, 5 de outubro de 2022

COMPRANDO PRODUTOS VENCIDOS?

 

Teoria ou realidade?

Fato é que, em diversos clientes tive esta conversa com empresários e líderes de compras.
Uma oportunidade de negociação para a empresa, trazida pelo setor comercial, pode se transformar em uma perda, que atinge diretamente a margem.
Vamos entender melhor: Existe uma "oportunidade" para comprar um determinado produto, que teoricamente vai trazer ganho na margem, mas o valor negociado está ligado à compra de uma quantidade X de produtos.
O produto comprado tem o Shelf Life de 90 dias, hipoteticamente, e o tempo de venda para a quantidade comprada, mesmo em promoção é de 120 dias. Assim, se nenhuma ação for tomada, para vender o excesso, vamos perder parte dos produtos comprados, para gerar ganho de margem, conforme o planejamento inicial, e mesmo havendo ação, haverá perdas que podem ter níveis abaixo do PMZ (Preço Margem Zero). E o que era lucro, pode se transformar em prejuízo e/ou perdas para a empresa.
Então! Você tem produtos assim na sua empresa neste momento? Calma! Tem como sanar esse, provável prejuízo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário