segunda-feira, 3 de outubro de 2022

ÁRVORE MERCADOLÓGICA

 

Montar uma Árvore Mercadológica é uma tarefa bem complexa.

Por mais que o profissional que vai executar esta tarefa tenha experiência, a sua construção e posterior alocação dos produtos nela, não é tarefa fácil.

Primeiro passo é entender com quantos níveis o sistema trabalha, para que você possa adaptar a realidade da empresa. Entender as Categorias, Sub categorias, Mercadológico, Famílias e Descrição do Produto é muito importante para destinar cada produto no seu local correto.

Algumas categorias, por exemplo Mercearia de Alto Giro, têm itens que nem sempre são tão fáceis de serem entendidos como pertencentes a ela. No caso os temperos, que compões a Mercearia de Alto Giro, não são facilmente identificados como pertencendo a ela.

No caso de uma empresa que já tem um cadastro em operação, é necessário estar alocando item à item, cada um sem sua correta categoria e família. Tarefa, que dependendo do tamanho do cadastro, demora até 60 dias para ser executada, manualmente. Eu digo manualmente, pois consultei amigos que têm empresa de ajuste de cadastro e todos informaram que para esse tipo de tarefa, ainda não existe um recurso de TI, para resolver. Ou seja, temos que colocar cada produto em sua família e em sua categoria com muita atenção, para não errar e acabar gerando informações incorretas nos relatórios de gestão.      

No projeto atual foram 60 dias para realizar as devidas alocações e no projeto anterior foram mais de 80 dias. Mas, não é somente o trabalho de alocar os produtos em suas famílias e categorias, há também o trabalho de corrigir a descrição dos produtos e a ordem que elas irão seguir, ex.: O que é o produto (Cerveja), Qual a marca e/ou fabricante (Antarctica), Qual a embalagem (Lata), Qual o peso ou ML...(350ML). Da mesma forma, as abreviaturas devem ser definidas nesta etapa do projeto, para ter uma forma única de estar cadastrando novos produtos.

Uma dica. Eu usei o GPS Guia Prático de Sortimento da Revista Supermercado Moderno. Não é 100%, mas ajuda muito a entender cada categoria e subcategoria.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário