segunda-feira, 15 de outubro de 2018

PARAMETRIZAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA WMS NO VAREJO.





Várias empresas de Tecnologia disponibilizam sistemas de gestão de estoques os “WMS”, que por questões comerciais e de tecnologia, funcionam em conjunto com os sistemas ERP e demais sistemas periféricos de cada empresa, alguns sistemas de gestão de estoques funcionam com outros ERPs, mas isso demanda uma rotina de customização normalmente onerosa.
Cada WMS tem, basicamente, os mesmos recursos no que diz respeito as funcionalidades básicas que vão desde o pedido ao fornecedor até à expedição das mercadorias para os pontos de venda. Nesse sentido, a maior ou menor disponibilidade de recursos extras ocorre pela quantidade de tempo de desenvolvimento que cada empresa reserva a esta ferramenta.
A correta parametrização dessa importante ferramenta de gestão, deve ser feita por profissional qualificado e seguindo as orientações do consultor da empresa de tecnologia que criou a ferramenta. Cada um desses profissionais tem grande importância durante o processo de implantação, um traz informações das políticas e demandas da empresa, e o outro ajusta o sistema as necessidades de cada empresa. Basicamente as empresas de varejo, do mesmo ramo de atuação, seguem as mesmas rotinas operacionais, com pequenas diferenças causadas por esse ou aquele processo executado de maneira diferente.
No entendimento de que há a necessidade que o uso de um sistema de gestão de estoque traga melhores resultados para a estratégica da empresa, seja na questão de ganhar agilidade na distribuição dos produtos, seja no retorno de informações úteis à tomada de decisão, é preciso dar uma atenção especial ao start do uso desse sistema.
Por esta razão, parametrizar corretamente o sistema e implantá-lo com o menor ruído possível as operações da empresa devem ser as metas dos profissionais que cuidam da implantação do WMS.
Alguns pontos são importantes para o sucesso dessa fase do processo, e devem contar com a presença de profissionais com a expertise para realiza-la. Destacamos alguns pontos importantes para o sucesso nessa etapa, que são: A Clara definição do MIX de produtos que vão ser entregues no CD pelos fornecedores, o correto cadastro desses produtos no sistema ERP, as dimensões das embalagens, cada mercadoria deve estar corretamente alocada dentro de sua categoria e subcategoria, a definição do sistema de separação de mercadorias e as normas de cada categoria / subcategoria / produto e subproduto.
Promover testes de utilização do sistema, dentro de um ambiente especialmente criado para esta fase do processo é um diferencial que garante maior efetividade na implantação.
Nesse contexto, se sua empresa necessita de um sistema de gestão de estoque, busque à orientação de um profissional que traga em seu portfólio de conhecimentos, tanto a parte de gestão de varejo, quanto a parte técnica de uso da ferramenta WMS. Essa iniciativa vai reduzir o tempo de implantação do sistema, dando foco aos pontos cruciais evitando custos desnecessários e agregando maior valor a essa fase do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário