quinta-feira, 18 de outubro de 2018

A DIFÍCIL TAREFA DE MANTER EQUILIBRADOS OS NÍVEIS DE ESTOQUES SENDO ASSOCIADO DE UMA REDE DE COMPRAS.



Em todos os participantes das duas principais Redes de Compras do Rio de Janeiro, em que tive a oportunidade de desenvolver meus trabalhos de consultoria, me deparei com as mesmas questões relativas aos níveis dos estoques.

A principal causa percebida para esse desequilíbrio dos estoques, é a forma de medir e realizar a distribuição dos produtos negociados pela Rede.

A conta é simples: Se o associado participa com 10% das vendas totais da Rede, ele recebe 10% de tudo que for negociado. Nesse sentido, aparentemente a conta fecharia. Mas, não é bem assim que as coisas caminham. Com um simples exemplo vai ficar mais fácil de entender.

Ex.: Em uma negociação com um determinado laticínio onde serão negociados leites UHT Integral, semidesnatado e desnatado, cada associado vai receber o percentual relativo à sua participação nas vendas desses produtos. No caso do associado acima, ele vai receber 10% de cada um dos produtos negociados, independente se ele vende mais desnatado ou semidesnatado, ou se vai faltar leite integral para atender a demanda durante o período da oferta.

A grande competitividade do setor supermercadista, pode nos ajudar a entender melhor esse cenário. Como alguns dos participantes das Redes não abrem as suas vendas produto a produto, a Gestão da Rede acaba não tendo outra forma de realizar a distribuição dos produtos negociados com os fornecedores, e usa a participação geral nas vendas de cada um dos associados para realizara distribuição.

Nesse contexto, uma forma de evitar que se percam vendas por falta de produto ou em contrapartida se sofra com as perdas e quebras geradas pelos excessos de produtos recebidos, é fornecer informações precisas sobra as vendas de cada produto aos negociadores das Redes, para que as compras e distribuições de produtos sejam equilibrada para cada associado e desses associados, a cada uma de suas lojas.

Não menos importante que realizar vendas capazes de atenderem as demandas geradas pelos seus clientes, também reduzir perdas e quebras, traria um valor agregado bem maior para cada participante da Rede, seja ele o gestor, o negociador ou o empresário associado.

Esse é um tema do varejo de supermercados que deve ser mais amplamente debatido e que trará melhores resultados a todos os participantes envolvidos nesse processo.

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