terça-feira, 19 de junho de 2012

POR QUE ALGUNS EMPRESÁRIOS FOGEM DE CONSULTORIAS?


O mercado está repleto de consultores empresariais, e quase todos que conheço são realmente muito capacitados para prestar consultorias. Mesmo assim, alguns empresários, sobretudo de empresas de pequeno e médio porte, têm alguma dificuldade para contratar esse profissional.

Conversando com muitos desses empresários notei que o problema não está no conhecimento dos consultores, mas no quanto eles conseguem colocar em prática as suas ideias. Estamos falando de uma categoria diferente de consultores, os CONSULTORES INSTALADORES, como classifico aqueles que não têm só o conhecimento teórico necessário ao desenvolvimento do trabalho, mas também conhecem a parte prática e como fazer as ideias funcionarem na operação.

Esses tipos de consultores são realmente difíceis de encontrar no mercado, pois quando estão prestando consultoria, logo são convidados a serem colaboradores dentro das empresas clientes. “O empresário sabe do valor que esse tipo de colaborador pode agregar aos processos, não só daquela consultoria que ele inicialmente veio realizar na empresa, mas de outros projetos que vem a seguir.” Poucos são os empresários que conseguem reter esses consultores em suas empresas, pois seu valor no mercado de trabalho é alto, e muitas vezes inviável para os padrões de salários da empresa cliente, ainda tem o lado do consultor que prestando consultoria para vários clientes consegue ter uma renda maior que estando vinculado a uma só empresa.
Para os empresários a conta é fácil, um consultor geralmente determina o valor de sua consultoria em 3 por 1. O empresário que deseja reter esse talento em sua empresa, precisa fazer essa conta simples. Qual é o valor que deseja recuperar em cada projeto? Quanto tempo estima para cada projeto? Feito isso, se tem o valor do consultor por mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário