sexta-feira, 5 de maio de 2023

PRODUTIVIDADE.

  

Se tem algo que é constantemente desejado por todos que trabalham em operações é a busca por uma maior produtividade.

 Eu entendo melhorar a produtividade como fazer algo de maneira mais eficiente utilizando os mesmos recursos em um tempo menor. Também poder ser entendido com utilizar menos recursos, para se fazer o mesmo trabalho.

 Eu pesquisei e encontrei esta definição, que é bem adequada: “Em um de seus significados mais conhecidos e empreendidos atualmente, produtividade é a relação da capacidade de produção com o tempo. É uma informação que pode dizer respeito à uma instituição, time, pessoa. Enfim, qualquer sujeito que atua em prol de algum resultado.”

 Na maior parte das vezes, percebi que podíamos melhorar a produtividade com alguns ajustes identificados no decorrer da análise dos processos e principalmente pela necessidade de buscar um resultado melhor para o que estávamos fazendo.

 Com recursos cada vez mais limitados, sejam eles humanos ou materiais, ou até mesmo os dois ao mesmo tempo o que não é incomum nas operações de logística atualmente. Precisamos encontrar maneiras de entregar o resultado esperado sem gerar mais custos. É um grande desafio, porque serviço, geralmente, não tem demanda reprimida. Não dá para ter funcionários extras, para quando você tiver um maior volume de trabalho.

 A parceria com empresas prestadoras de serviço de mão-de-obra, por exemplo ajuda quanto a questão de um determinado período no mês que sua demanda seja maior. Eu uso amplamente essa prática.

 Mesmo usando a terceirização de parte da mão-de-obra, existe um limite para se garantir a produtividade. Se tratando de uma operação logística, por exemplo, não resolve colocar muitas pessoas fazendo a separação de mercadorias, sem ter quem as receba nos boxes para conferência e carregamento.

 Um ponto importante, para quem decidir por não contratar mão-de-obra terceirizada é entender que a equipe que fizer hora extra hoje é a mesma que vai trabalhar amanhã. É preciso calcular, além dos custos, o que o excesso de trabalho pode gerar na sua equipe. Erros no carregamento, na conferência e retrabalho são alguns dos problemas que podem ocorrer pelo crescimento da demanda.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário