Se tem algo que é constantemente desejado por todos que
trabalham em operações é a busca por uma maior produtividade.
Eu entendo melhorar a produtividade como fazer algo de
maneira mais eficiente utilizando os mesmos recursos em um tempo menor. Também
poder ser entendido com utilizar menos recursos, para se fazer o mesmo
trabalho.
Eu pesquisei e encontrei esta definição, que é bem adequada:
“Em um de seus significados mais conhecidos e empreendidos atualmente,
produtividade é a relação da capacidade de produção com o tempo. É uma informação que pode dizer respeito à uma instituição,
time, pessoa. Enfim, qualquer sujeito que atua em prol de algum resultado.”
Na maior parte das vezes, percebi
que podíamos melhorar a produtividade com alguns ajustes identificados no
decorrer da análise dos processos e principalmente pela necessidade de buscar
um resultado melhor para o que estávamos fazendo.
Com recursos cada vez mais
limitados, sejam eles humanos ou materiais, ou até mesmo os dois ao mesmo tempo
o que não é incomum nas operações de logística atualmente. Precisamos encontrar
maneiras de entregar o resultado esperado sem gerar mais custos. É um grande desafio,
porque serviço, geralmente, não tem demanda reprimida. Não dá para ter
funcionários extras, para quando você tiver um maior volume de trabalho.
A parceria com empresas
prestadoras de serviço de mão-de-obra, por exemplo ajuda quanto a questão de um
determinado período no mês que sua demanda seja maior. Eu uso amplamente essa
prática.
Mesmo usando a terceirização de
parte da mão-de-obra, existe um limite para se garantir a produtividade. Se tratando
de uma operação logística, por exemplo, não resolve colocar muitas pessoas
fazendo a separação de mercadorias, sem ter quem as receba nos boxes para
conferência e carregamento.
Um ponto importante, para quem
decidir por não contratar mão-de-obra terceirizada é entender que a equipe que
fizer hora extra hoje é a mesma que vai trabalhar amanhã. É preciso calcular,
além dos custos, o que o excesso de trabalho pode gerar na sua equipe. Erros no
carregamento, na conferência e retrabalho são alguns dos problemas que podem
ocorrer pelo crescimento da demanda.
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