Quem já foi contratado por empresas
que têm vários anos de atividade, construídas pelos seus sócios, e conduzidas de
acordo com o entendimento deles referente ao modo de fazer as coisas, para
estabelecer processos ou implantar sistemas de gestão, sabe isso que é uma
tarefa bem complexa.
Um entendimento deve nortear o
trabalho do profissional contratado, para esta complexa tarefa é: “A empresa
tem dono(s)!”
Ou seja, para conseguir implantar
os processos e profissionalizar a empresa é preciso convencer o dono da
necessidade.
Mesmo ele tendo contratado o seu
serviço, ele tem a certeza que entende mais do negócio dele que você. E eu
acabo concordando com isso, porque é uma verdade. Ele realmente sabe mais do
negócio dele mais que você.
Mas, isso só diz respeito até
aquele momento, onde o profissional contratado demonstra empatia além do
conhecimento técnico necessário para apoiar a gestão da empresa.
Eu, já tendo passado por isso
algumas vezes, afirmo que quebrar paradigmas é muito mais que uma expressão muito
usada em consultorias. É uma tarefa que exige muita resiliência.
A cada passo que for dado na direção
de estabelecer novas rotinas e processos, você vai precisar quebra um paradigma,
seja do empresário ou dos colaboradores, que tinham uma outra maneira de “fazer
as coisas” e que estava dando certo até então.
Entender que a empresa chegou até
onde está sem você é importante, pois demonstra respeito pelas pessoas que construíram
a empresa. Mostrar para elas, que existe uma outra maneira de fazer que pode
ser mais rentável e mais produtiva é o ponto certo que deve ser abordado.
Assim, você ganha o respeito e a
admiração das mesmas pessoas que vão fazer o seu trabalho dar certo e mantê-lo
quando você finalizar o projeto.
Conduzindo dessa forma, acredite
que você será a pessoa lembrada no momento de uma nova demanda na empresa, ou isso
pode até te render um convite para participar da gestão empresa.
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