segunda-feira, 18 de maio de 2020

OPERAÇÃO COMPROMETIDA PELO COVID-19





O varejo de supermercados está enfrentando um grande desafio. As pessoas das operações logísticas estão adoecendo, e o abastecimento está comprometido.

Esta é uma realidade difícil, mas que precisa ser encarada de frente. Estamos perdendo nossa mão-de-obra para o COVID-19. Muitos colaboradores estão adoecendo, por mais cuidados que tenhamos em nossas empresas.

É preciso lembrar é que o colaborador tem que usar o transporte público, e convive com outras pessoas em sua comunidade, e em sua casa. Hoje ainda saio as ruas e vejo muitas pessoas sem máscara, muito perto umas das outras. Todos sabemos que não é fácil manter as condições necessárias para evitar a contaminação, mas precisamos ter mais atenção.

Conversando com empresários do ramos, todos estão passando por algum tipo de dificuldade, neste momento, para manter as lojas abastecidas. Alguns fornecedores também relataram que há sim algum tipo de dificuldade para operar nos níveis necessários de produção.

Contratar mais colaboradores, para o varejo, é muito difícil. A folha de pagamento está entre os 5 principais gastos das empresa, e fazer novas contratações ainda demanda o treinamento dos colaboradores recém contratados, o que demanda uns 30 dias. Considerando que o tempo médio de afastamento, dos casos leves é de 14 dias, inviabiliza ainda mais essa estratégia.

As parcerias entre empresas que tenham operações logísticas, pode ser um recurso viável, mesmo que não sejam do mesmo ramo de atividade, pois seria mais uma adaptação dos colaboradores, o que demandaria um tempo menor de formação.

O ato de olhar para frente e ver adiante em termo operacionais, na atualidade, significa pensar nos próximos 30 ou 60 dias. Montar estratégias que possam ser revistas rapidamente e que sejam flexíveis é essencial para manter as empresas operando.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário