terça-feira, 24 de setembro de 2019

e-commerce





Fazer vendas on-line hoje em dia, parece uma coisa comum, mas muitas empresas ainda não deram os primeiros passos nesse canal de vendas. Para essas empresas e esses empresários é que estou escrevendo esta matéria.

Entender as necessidades e recursos necessários, para fazer vendas on-line, pode fazer a diferença entre alavancar as suas vendas ou aumentar significativamente a quantidade de situações a serem resolvidas diariamente por você.

Não é porque várias empresas fazem vendas on-line, que isso é uma tarefa fácil. São muitas as demandas, e vou trazer aqui nesta matéria as que considero mais importantes para ter sucesso nesse canal de vendas.

Antes deixa eu lavar das minhas experiências em e-commerce: Quando era trainee nas Casas Sendas, tive a oportunidade de participar do projeto de implantação do e-commerce da empresa, que ficava na antiga filial 79 no Leblon RJ. Lá foram meus primeiros contatos com essa nova maneira de vender, isso em 2002. Minha segunda experiência com e-commerce foi mais completa e mais desafiadora, pois os donos da empresa tinham grande vontade de fazer suas vendas on-line decolarem, mas não tinham na empresa alguém que já tivesse feito e-commerce de supermercados, o que eu considero um dos mais desafiadores, por dois motivos principais: Quem faz compras em supermercados, quer receber suas compras o mais rápido possível, se possível, 10 minutos após finalizar a compra e um outro aspecto bem difícil de gerenciar que é o fato de uma mesma compra poder ter até 5 tipos diferentes de carga (Mercearia, Refrigerados, Congelados, Produtos de Limpeza e FLV) cada um é um pedido diferente, com tratativas particulares.

Agora, estamos com um desafio bastante significativo, estamos iniciando um projeto de e-commerce para produtos de bazar em uma startup, que tem 8 meses de operação no Rio de Janeiro. É uma tarefa desafiadora e complexa, pois não existem ainda processos plenamente definidos na empresa, devido ao pouco tempo de operação, das pessoas envolvidas, 99% nunca trabalhou diretamente com e-commerce e ainda estamos buscando parceiros para este projeto.  

Essas explicações foram importantes para entendermos o que virá à seguir, que é o ponto central dessa matéria. As necessidades para fazer vendas on-line.

Vamos falar dos agentes internos que participam ativamente desse novo processo na empresa, os principais são: Logística, Tecnologia da Informação, Comercial, Marketing, RH, Financeiro e a Diretoria, praticamente a empresa inteira deve estar engajada neste desafio da empresa.

Rapidamente vamos destacar a participação de cada um dos setores acima:

Logística – Operacionalizar as vendas (desde o recebimento do pedido de separação até à entrega ao cliente);

Tecnologia da Informação – Fazer com que as informações fluam nos sistemas de informática, para garantir agilidade e precisão nas informações;

Comercial – Auxilia muito com informações de cadastro, promoções, entregas de fornecedores, compras na hora certa, para não haver rupturas;

Marketing – Divulgação do canal de vendas, divulgação de promoções, acompanhamento das vendas e operações do e-commerce;

RH – Contratação de pessoal qualificado e treinamento dos já colaboradores nas rotinas de e-commerce, dando apoio ao gestor desse novo setor;

Financeiro – Acompanhando os recebimentos das vendas aos clientes, para evitar inadimplência e controle das despesas do e-commerce, que na fase inicial consome muitos recursos e

Diretoria – Apoiado o projeto e norteando a equipe, para o atingimento das metas.

No que temos que pensar para montar uma operação estruturada de e-commerce?

o   Criação do Domínio;
o   Fotos dos Produtos (bem tiradas);
o   Quem vai gerenciar o site de vendas;
o   Quem vai cuidar dos pagamentos dos clientes;
o   Qual a rotina de informações para evitar rupturas;
o   Qual empresa vai apoiar nas entregas ao Cliente;
o   Vamos abrir as vendas para todo o país, regionalmente ou só para nossa cidade;
o   Qual embalagem vamos usar;
o   Quantas entregas, em média, vamos fazer por dia, e em quais horários;
o   Qual o horário de corte dos pedidos para separação;
o   Como vamos tratar as devoluções;
o   Foi fazer a entrega o cliente não está, o que fazer?;
o   Quem vai cuidar do nosso SAC;

São muitas as informações necessárias antes de iniciar um projeto de e-commerce, e o mais importante é dividir com todos os envolvidos, para trocarmos experiências e ouvirmos cada um dos envolvidos, para tomarmos decisões com base em informações.

Com as respostas aos questionamentos acima, podemos iniciar o planejamento estratégico para implantação do e-commerce, que mesmo parecendo que é muita informação, ao longo da execução, vão aparecer outras necessidades

Dependendo do volume que você espera de venda e do perfil dos seus produtos, sugiro que vc utilize a plataforma de empresa que já vendem on-line a algum tempo, onde você pode utilizar a expertise dessa empresa a seu favor. Além, é claro, da credibilidade que esta empresa já tem no mercado. Essa estratégia, pode comer uma parte dos seus lucros, mas pode dar um gás para você iniciar seu projeto de vender on-line.

Se você optar por fazer do seu jeito e montar a estrutura necessária, cerque-se de pessoas capacitadas e principalmente daquelas que acreditam no desafio e que tenham sangue nos olhos, porque você vai precisar.


Boa sorte e Boas vendas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário