quarta-feira, 3 de setembro de 2014

LOGÍSTICA DA INFORMAÇÃO

"Uma série de 5 arquivos publicados semanalmente que vão ajudar você a entender o que é a Logística da Informação e a sua importância."

INFORMAÇÕES CORRETAS PARA AS PESSOAS CORRETAS.

Quando se pensa na informação e na sua aplicação, pensamos também que as informações devem seguir alguns requisitos para serem úteis, tais como: Estarem a disposição no tempo certo, poderem ser armazenadas corretamente para utilização futura, serem entregues as pessoas certas e terem suas datas de validade verificadas constantemente. Sim! Data de validade. Uma informação é perecível e tem sua data de validade. Uma informação sobre um assunto que já ocorreu, não serve de muita coisa. A não ser para ser arquivada e servir a um Banco de Dados. Aliás, um Banco de Dados é o Centro de Distribuição das informações.  
                Para entendermos melhor esse conceito de Logística da Informação, vou dividir esse assunto em tópicos, e veremos como a informação precisa de logística.
O conceito de Just in Time diz que:
“Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. O termo just in time é em inglês, e significa na hora certa.
O sistema just in time pode ser aplicado em qualquer organização, e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo.  O just in time é o principal pilar de diversas fábricas, em especial de carros, o just in time é o principal pilar do sistema Toyota de produção.”
fonte: site significados.com.br

Então, segundo o conceito, deve ser produzida, transportada ou adquirida na hora certa. E vou acrescentar mais um ponto. Utilizada na hora certa.
Vamos imaginar que você quer fazer uma viagem de carro do Rio de Janeiro para São Paulo, para comprar roupas para revender. Você precisa de algumas informações sobre a viagem e sobre a loja que vai comprar, tais como: Para a viagem: Distância, Valores dos pedágio, Pontos de parada segura porque ficar dirigindo 5 horas direto é muito cansativo, dependendo do veículo, você tem que saber de postos de combustível com gasolina confiável. Para a Compra: Formas de Pagamentos, Qualidade das Mercadorias, Tamanhos disponíveis, Cores, Horário de funcionamento da loja... Mas, nenhuma informação dessas vai ser útil se você quando você as receber já estiver em São Paulo. Não é verdade?
                Você iniciou sua viagem recebendo no tempo certo todas as informações que precisava e de forma clara e correta. A quilometragem estava certa e você calculou a quantidade correta de combustível, sem problema. Os pontos de paradas eram seguros e com boa estrutura para uma pausa para descanso, tudo correu muito bem na sua viagem. Você chegou à loja dentro do horário de funcionamento e comprou tudo que precisava, mas as mercadorias que você acabou de comprar não cabem no seu carro. O que você vai fazer? Devolver parte da mercadoria, e elevar o custo de transporte unitários das peças que você levar, Pedir para entregar e reduzir seu lucro com um custo não previsto, cancelar a compra e perder a viagem?
O conceito de Logística da Informação prevê que a informação deve ser entregue a pessoa certa. Por mais que você tenha calculado todos os detalhes da viagem e da compra, você não fez o cálculo da cubagem das mercadorias que você foi comprar, e elas não cabem no veículo que você está usando.


A seguir: COMO ARMAZENAR CORRETAMENTE UMA INFORMAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário