segunda-feira, 8 de setembro de 2014

LOGÍSTICA DA INFORMAÇÃO - PARTE 2

COMO ARMAZENAR CORRETAMENTE UMA INFORMAÇÃO

Tão importante quanto receber no tempo certo e entregar a pessoa certa uma informação, é armazenar essa informação em local correto e de maneira correta.
Quantas vezes você já ficou buscando uma informação importante para uma tomada de decisão dentro do seu computador pessoal e não sabia onde estava. Às vezes, perdeu até o prazo de validade para o uso dessa informação, que seria tão útil, se você tivesse achado.
As mercadorias precisam de local adequado para serem armazenadas, e atendem a critérios de similaridade, endereçadas em um determinado espaço dentro de uma loja ou Centro de Distribuição. Isso não acontece por acaso, Uma Central de Distribuição tem mais de 4 mil locais de armazenamento, cada endereço tem um produto. Mas, como achar esse produto quando você precisa?  São mais de 4 mil endereços para procurar, alguns em níveis que não conseguimos ver olhando do chão.
Os sistemas de gerenciamento de estoques ou WMS, sigla em inglês, utilização as parametrizações para classificar as mercadorias e os endereços, o que vai endereçar cada produto em um local exato e produtos similares próximos uns dos outros.
Podemos fazer o mesmo com as informações. As informações devem estar a nossa disposição de forma organizada e com fácil acesso. Para isso, podemos criar formas de armazenar informações que nos auxilie a encontra-las. Eu já fui vítima da falta de organização para armazenar informações e, algumas vezes, não consegui usá-las, simplesmente porque não as achei.
Depois de muito penar com isso, desenvolvi uma maneira minha para fazer o armazenamento das informações, que passo a dividir com vocês abaixo:

a)      Identifico a informação, verificando como ela pode ser útil e em que tipo de trabalho.
b)      Qualificação da informação, ela será útil em que área ou em que projeto.
c)       Local de armazenamento, você tem um local de armazenamento já criado para essa informação? Se não tem deve criar.
d)      Ela é uma informação principal ou acessória, quando é uma informação principal eu arquivo dentro de uma pasta principal, quando é uma informação acessória, eu crio uma pasta dentro da pasta principal para arquivar essa informação.
e)      Central de Distribuição de informações, acredito que como muitas pessoas, eu também tenho alguns Pen Drives que vamos comprando para armazenar nossas informações, e isso se transforma em um caos. Aprendi a duras penas, que o melhor seria ter minha Central de Distribuição de Informações, ou como gosto de chamar, CDI. Depois que investi em um HD externo, onde centralizei minhas informações, minha vida melhorou muito, porque eu não tenho que ficar procurando em vários Pen Drives. Eu vou a um só lugar para achar o que eu quero.

Um exemplo desse modo de armazenar.  

Como eu sou consultor e estou envolvido em alguns projetos, recebendo várias informações ao mesmo tempo, não posso “me dar ao luxo” de não saber onde armazenei uma informação importante, então deixe em demonstrar como faço:

Digamos que recebi uma informação, via e-mail, sobre o lançamento de um produto, que pode ser utilizado em meus projetos em supermercados.


Vamos ver o caminho desse arquivo!
HD Externo
                Arquivos Profissionais
                                               Consultoria
                                                               Supermercados
                                                                              Produtos para projetos

Simplesmente utilizando as palavras chaves eu facilmente chego a esse arquivo quando precisar. Deu muito certo comigo e nunca mais perdi nenhuma informação útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário