segunda-feira, 23 de junho de 2014

PROBLEMAS COM O DP, TRATAMENTO RECEBIDO & MÁ QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL – ELES PODEM ESTAR MINANDO A SUA EMPRESA.

Três agente de insatisfação dos colaboradores, podem estar dentre os principais motivos do não atingimento dos resultados estratégicos das empresas. Depois de mais de cinco anos de observação em diferentes empresas, conseguimos colher dados que indicaram os três principais geradores de insatisfação dos colaboradores.

A Má Qualificação Profissional, Problemas com o Dep. Pessoal e o Tratamento Recebido pelos colaboradores de base, estão diretamente ligados ao atingimento das metas estabelecidas pelos Diretores das empresas.

A questão da insatisfação é bem definida nos dois últimos aspectos, mas é preciso observação quanto a questão da Má Qualificação, pois ela pode ir minando todo o planejamento estratégico da empresa que muitas vezes, não consegue atingir os resultados planejados.

Problemas que atinjam o dia do pagamento, o erro no valor depositado, o valor do Vale Transporte e falhas no pagamento de outros benefícios, tiram a concentração nas tarefas do dia-a-dia e gerar falta de credibilidade do funcionário na empresa, mas ele ainda permanece trabalhando e produzindo, mesmo com desenvolvimento abaixo do esperado. Aqui não faz diferença se o colaborador reclama ou não desses erros e sim se eles são ou não corrigidos. Na verdade, o fato de simplesmente ter acontecido já gera a insatisfação dos colaboradores. É importante ressaltar, é que essa insatisfação só é percebida quando ocorre de uma maneira ampla e não em casos isolados.

O Tratamento dispensado aos colaboradores de base ou não influência diretamente na qualidade do trabalho produzido por eles. Além de ser considerado assédio moral, é um fator de grande desestímulo para os executores das tarefas, que quando bem realizadas, que vão fazer a empresa atingir os resultados esperados pela sua presidência, diretoria e seus acionistas.
- Não há como esperar que alguém que não recebe um tratamento digno vá trabalhar com a satisfação e determinação necessárias.

Retomando a questão da Má Qualificação, precisamos ter uma visão holística para tratar desse assunto. A Má Qualificação não gerar resultados ruim somente para a empresa, que tem metas a atingir. Afeta mais diretamente ainda o colaborador que tem que dar um resultado e por ter as competências necessárias não conclui de maneira satisfatória seu trabalho. Entenda-se satisfatória tanto para ele como para a empresa. Aos poucos as cobranças pelos resultados vão aumentando e o colaborador não corresponde. A Má Qualificação profissional vai minando o colaborador a cada resultado ruim que ele entrega à empresa, e a empresa que precisava de um resultado pleno, não atinge os objetivos estratégicos planejados e muitas vezes necessários ao desenvolvimento da empresa.


         O foco maior na questão da Qualificação Profissional se dá pelo fato de não ser algo que se corrige tão rapidamente pela empresa. Problemas com o DP e com Tratamento dispensado aos colaboradores são de rápida solução. Qualificar um profissional demanda tempo e investimento que pode partir do próprio colaborador ou da empresa. Empresas formadoras estão cada vez mais raras no mercado. Era comum entrar em uma empresa e receber a formação profissional necessária ao desenvolvimento do trabalho para o qual a pessoa foi contratada. Hoje isso não é tão comum, as empresas esperam contratar um colaborador com boa formação profissional para dar andamento as estratégias definidas pela sua diretoria, mas está cada vez mais difícil de encontrar esse profissional. 

Por: Marcelo Bacellar.

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