Três agente de insatisfação dos
colaboradores, podem estar dentre os principais motivos do não atingimento dos
resultados estratégicos das empresas. Depois de mais de cinco anos de
observação em diferentes empresas, conseguimos colher dados que indicaram os
três principais geradores de insatisfação dos colaboradores.
A Má Qualificação Profissional, Problemas com o Dep. Pessoal e o
Tratamento Recebido pelos colaboradores de base, estão diretamente ligados ao
atingimento das metas estabelecidas pelos Diretores das empresas.
A questão da
insatisfação é bem definida nos dois últimos aspectos, mas é preciso observação
quanto a questão da Má Qualificação, pois ela pode ir minando todo o planejamento
estratégico da empresa que muitas vezes, não consegue atingir os resultados planejados.
Problemas
que atinjam o dia do pagamento, o erro no valor depositado, o valor do Vale
Transporte e falhas no pagamento de outros benefícios, tiram a concentração nas
tarefas do dia-a-dia e gerar falta de credibilidade do funcionário na empresa,
mas ele ainda permanece trabalhando e produzindo, mesmo com desenvolvimento
abaixo do esperado. Aqui não faz diferença se o colaborador reclama ou não
desses erros e sim se eles são ou não corrigidos. Na verdade, o fato de simplesmente
ter acontecido já gera a insatisfação dos colaboradores. É importante ressaltar,
é que essa insatisfação só é percebida quando ocorre de uma maneira ampla e não
em casos isolados.
O
Tratamento dispensado aos colaboradores de base ou não influência diretamente na
qualidade do trabalho produzido por eles. Além de ser considerado assédio moral,
é um fator de grande desestímulo para os executores das tarefas, que quando bem
realizadas, que vão fazer a empresa atingir os resultados esperados pela sua
presidência, diretoria e seus acionistas.
- Não há como esperar que
alguém que não recebe um tratamento digno vá trabalhar com a satisfação e
determinação necessárias.
Retomando a
questão da Má Qualificação, precisamos ter uma visão holística para tratar
desse assunto. A Má Qualificação não gerar resultados ruim somente para a
empresa, que tem metas a atingir. Afeta mais diretamente ainda o colaborador
que tem que dar um resultado e por ter as competências necessárias não conclui
de maneira satisfatória seu trabalho. Entenda-se satisfatória tanto para ele como para a empresa. Aos poucos as
cobranças pelos resultados vão aumentando e o colaborador não corresponde. A Má
Qualificação profissional vai minando o colaborador a cada resultado ruim que
ele entrega à empresa, e a empresa que precisava de um resultado pleno, não
atinge os objetivos estratégicos planejados e muitas vezes necessários ao desenvolvimento
da empresa.
O foco maior na questão da Qualificação Profissional
se dá pelo fato de não ser algo que se corrige tão rapidamente pela empresa.
Problemas com o DP e com Tratamento dispensado aos colaboradores são de rápida
solução. Qualificar um profissional demanda tempo e investimento que pode
partir do próprio colaborador ou da empresa. Empresas formadoras estão cada vez
mais raras no mercado. Era comum entrar em uma empresa e receber a formação
profissional necessária ao desenvolvimento do trabalho para o qual a pessoa foi
contratada. Hoje isso não é tão comum, as empresas esperam contratar um
colaborador com boa formação profissional para dar andamento as estratégias
definidas pela sua diretoria, mas está cada vez mais difícil de encontrar esse
profissional.
Por: Marcelo Bacellar.
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