Gerenciar até 4.000 itens e
comprar sem comprometer a saúde financeira e a logística da rede são desafios
do comprador identificados por Alexandre Ribeiro, especialista em varejo da
R-Dias
Muitos ainda
analisam o sucesso do varejo pelo quanto ele vende, esquecendo-se de que a compra
dos produtos é igualmente crítica para o bom desempenho do negócio. "Se
elas não forem eficientes, dificilmente as vendas serão bem-sucedidas",
diz Alexandre Ribeiro, fundador da consultoria de varejo R-Dias. Daí a
importância de os compradores saberem o que o shopper deseja e conhecerem o
impacto de suas decisões nas áreas financeira, de logística e vendas. Eles
também devem entender como fornecedores e categorias se comportam em condições
normais e adversas, em situação de promoção e de sazonalidade. Tudo amparado
por boas estratégias, indicadores e metas. Em entrevista a SM, Ribeiro fala
sobre atributos dos profissionais e erros na área comercial.
Quais os maiores atributos do
bom comprador?
Esse profissional
precisa se sentir um pouco dono do negócio. Fazer uma compra nas melhores
condições exige muita persistência. E ninguém é persistente se não toma o
negócio para si. É essencial que tenha grande capacidade analítica e saiba
planejar as compras para evitar pedidos sub ou superdimensionados. Também é
importante raciocínio rápido para avaliar as condições oferecidas pelos
vendedores; capacidade de enfrentamento para conseguir dizer não, quando
necessário; além de perfil conciliador para não criar inimizade com os
vendedores, que podem ser apoiadores ou seus algozes. Foco e habilidade de
negociação, obviamente, também são imprescindíveis.
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completa em: http://www.sm.com.br
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