segunda-feira, 23 de junho de 2014

A ARTE DE COMPRAR BEM

Gerenciar até 4.000 itens e comprar sem comprometer a saúde financeira e a logística da rede são desafios do comprador identificados por Alexandre Ribeiro, especialista em varejo da R-Dias
Muitos ainda analisam o sucesso do varejo pelo quanto ele vende, esquecendo-se de que a compra dos produtos é igualmente crítica para o bom desempenho do negócio. "Se elas não forem eficientes, dificilmente as vendas serão bem-sucedidas", diz Alexandre Ribeiro, fundador da consultoria de varejo R-Dias. Daí a importância de os compradores saberem o que o shopper deseja e conhecerem o impacto de suas decisões nas áreas financeira, de logística e vendas. Eles também devem entender como fornecedores e categorias se comportam em condições normais e adversas, em situação de promoção e de sazonalidade. Tudo amparado por boas estratégias, indicadores e metas. Em entrevista a SM, Ribeiro fala sobre atributos dos profissionais e erros na área comercial.
Quais os maiores atributos do bom comprador?
Esse profissional precisa se sentir um pouco dono do negócio. Fazer uma compra nas melhores condições exige muita persistência. E ninguém é persistente se não toma o negócio para si. É essencial que tenha grande capacidade analítica e saiba planejar as compras para evitar pedidos sub ou superdimensionados. Também é importante raciocínio rápido para avaliar as condições oferecidas pelos vendedores; capacidade de enfrentamento para conseguir dizer não, quando necessário; além de perfil conciliador para não criar inimizade com os vendedores, que podem ser apoiadores ou seus algozes. Foco e habilidade de negociação, obviamente, também são imprescindíveis.

Leia a matéria completa em: http://www.sm.com.br


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