terça-feira, 16 de abril de 2013

OS DESAFIOS LOGÍSTICOS DOS PEQUENOS E MÉDIOS VAREJISTAS


A busca pela excelência nas operações do varejo passa pela logística e suas rotinas. Algumas empresas foram simplesmente crescendo e fazendo as operações logísticas de improviso. Ou seja, compravam as mercadorias, recebiam em um depósito e enviavam para suas lojas, apenas trocando as notas fiscais.
Chega um determinado momento que o empresário precisa tomar uma decisão para garantir o futuro do seu negócio. “É preciso profissionalizar as operações logísticas da empresa.” Aí se inicia uma busca por melhores práticas do mercado, profissionais qualificados, consultores do setor e muita, mas muita informação para passar por essa fase de transformação da empresa.

Desde que iniciei minha carreira como consultor, notei que o mais difícil não é implantar processos e novas rotinas operacionais. O mais difícil é fazer com que as pessoas que vão usar essas novas rotinas acreditem no que está sendo proposto e que aceitem investir mais tempo para fazer o mesmo trabalho. Por incrível que pareça no início da implantação dos novos processos logísticos precisamos trabalhar mais que da maneira anterior, por vários motivos, mas o principal é a qualidade da informação que cada processo realizado vai proporcionar a empresa, que muitas vezes não tem nenhum registro consistente para fazer planejamento estratégico para operar com determinado produto, a não ser nas memórias de alguns empresários, que armazenam as informações em suas cabeças ou escrevem em um caderninho.

Iniciar esse trabalho requer mais que conhecimento do assunto, requer psicologia saber fazer com que as pessoas envolvidas no processo acreditem na proposta e que trabalhem no sentido de melhora a qualidade de seu trabalho, agregar valor para si e para sua empresa. Com esse foco fica mais fácil de passar por essa fase de transição delicada para quem precisa implantar novas rotinas operacionais na empresa cliente.
E é importante saber, como diz uma consultora amiga, “Tartaruga não sobe em árvore, se ela está lá é por que alguém colocou.” – conselho: - Deixe a tartaruga quieta na árvore.

Por: Marcelo Bacellar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário