domingo, 27 de janeiro de 2013

Voice Picking - tecnologia a serviço da logística

A mais nova ferramenta operacional dos armazéns permite aos funcionários encarregados de separar os pedidos através de sistema de voz.

Trazido para o Brasil pela francesa ID Logistics, o voice picking funciona por comando de voz através de headset (fone de ouvido e microfone). O operador pergunta qual produto deve coletar. A voz é transformada em dados, por um decodificador acoplado à cintura do profissional, e estes são enviados por ondas de rádio a um computador, no qual está instalado um programa de WMS (gerenciador de estoques).

Em seguida, o operador ouve uma voz eletrônica comunicando qual é a sua tarefa, com as coordenadas da localização do produto no armazém. Ao executar o serviço, ele avisa o sistema, que lhe transmite uma nova ordem.



Segundo o fabricante, uma das principais vantagens é deixar o trabalhador com as mãos livres para operar maior rapidez e precisão.

A ferramenta foi implementada no Centro de Distribuição do Carrefour, em Osasco (SP) – uma área com 92 mil metros quadrados. “Neste Centro de Distribuição, são separadas 5 milhões de caixas por mês. Decidimos por essa tecnologia tendo em vista resultados já obtidos em operações semelhantes em outros mercados em que o Carrefour e a ID operam”, explica o diretor de Logística do Carrefour, Túlio Renato Bolzoni.

Em 2006, a ID Logistics cresceu 67% no Brasil - de R$ 30 milhões de faturamento anual para R$ 50 milhões. A operação brasileira já é a segunda maior do grupo, que fatura 250 milhões de euros e está presente ainda na Coréia, China, Espanha, Taiwan, Tailândia e nas ilhas Maurício e da Reunião.

Na França, atende as grandes redes varejistas, como Casino, Carrefour, Castorama, Intermarché e Auchan, entre outros clientes. Em maio deste ano, iniciará operações na Turquia e, em junho, na Indonésia.

Ainda no ano passado, a ID Logistics passou a fazer a gestão de estoques no Brasil para a petroquímica Chevron Texaco. Agora, está fechando contrato com um grande fabricante americano de auto-peças. E também se prepara para expandir suas atividades para a Argentina.


Por: NetComex

Nenhum comentário:

Postar um comentário