Durante os mais de 20 anos que atuo no varejo, venho
observando o comportamento do consumidor carioca no que diz respeito às promoções, e tenho notado uma redução em sua sensibilidade as constantes promoções.
Talvez, esse seja um dos motivos, “CONSTANTES”. Não
há uma variação muito grande dos itens ofertados semana após semana, pelos
supermercado, por uma razão simples: Todos fazem ofertas dos produtos que estão
na mente dos consumidores. Então, temos uma repetição constante dos itens. O
Mesmo arroz, o mesmo refrigerante, a mesma cerveja... Isso, acaba por transformar
preço baixo em “Lugar Comum”, deixando de ter a relevância que se espera das
promoções.
Tão ou mais importante que um preço baixo, é um
preço justo com valor agregado, que possa ser percebido pelo consumidor. Por
exemplo: Em alguns momentos, pagar R$ 0,50 a mais por um produto e não ter que
encarrar um mercado cheio e com filas intermináveis é bastante atraente para
qualquer consumidor. Tempo é dinheiro!
Esta frase nuca foi tão certa.
Anúncios de Redes de Compras cariocas, que tinham
como foco central o “Preço”, já buscam mudar este foco, trazendo algum valor
agregado aos seus clientes. Hoje, além de falar de preço de forma mais
discreta, apresenta algum valor agregado em suas veiculações. Preço já não é
mais o primeiro ou único requisito, a busca por valores agregados, que possam
ser percebidos pelos consumidores, vem aumentando cada vez mais.
Algumas empresas já notaram essa mudança de
comportamento, e estão criando e ofertando serviços complementares aos seus
consumidores. Esses serviços não só ajudam a aumentar as vendas, mas também dão
fôlego à Margem, já muito sacrificada pelas promoções.
Trabalhei em uma empresa, que percebeu a
necessidade dessa mudança de comportamento em relação aos consumidores e
principalmente ao mercado em que ela está inserida. Deixou de dar foco somente
nos preços promocionais, passando a dar uma atenção especial aos valores
agregados que ela poderia trazer para o seu portfólio. Agora, depois de 3 anos,
a empresa retoma o crescimento e vem se destacando dos outros players.
Os grandes Supermercados não vão deixar de dar foco
nos preços, mas certamente vão dividir suas atenções com serviços e produtos
que agreguem valor aos seus consumidores também.
Autor: Marcelo Bacellar.
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