segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

CADASTRO DO LOTE NO RECEBIMENTO

Para tentar reduzir e até evitar a ação de falsos clientes, iniciamos o cadastro dos lotes no recebimento dos produtos nos Centros de Distribuição de nossos clientes.

Cadastrar os lotes garante que, em caso de reclamação ou devolução de produto, a empresa pode verificar se o cliente o adquiriu em sua(s) loja(s) a partir da consulta cadastral.

A operação consiste em usar o WMS ou outra ferramenta usada para registrar a entrada de produtos na empresa para fazer esse cadastro. Normalmente o conferente precisar pegar informações do produto na entrada, tais como: Data de Validade, Código, Data de Fabricação, Quantidade e em alguns casos Tipo de Embalagem. Pegar o número do lote será somente mais uma informação. Outra forma de coletar essa informação, é coloca-la dentro do código DUN (código de barras de 14 dígitos utilizados em container, caixas de transporte, paletes, etc e permite comerciantes, varejistas e atacadistas a verificação e baixa de múltiplas unidades de produto de uma só vez) dos produtos, o que facilita a coleta de dados.

Esse cadastro serve para ajudar o comerciante a se proteger de falsos clientes que compram um produto igual ao que já tem em casa e já está vencido, e tentam aplicar esse golpe. Com os números dos lotes cadastrados no sistema, fica mais fácil do comerciante comprovar a origem ou não dos produtos e a data de chegada de cada lote, podendo usar essa informação em caso de uma futura ação judicial.

"Já fizemos uso desse processo e funcionou muito bem em uma tentativa de troca de um produto vencido que não pertencia aos lotes comprados pela nossa empresa cliente."


Por: Marcelo Bacellar – Bacellar Consultoria

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