A revelação partiu do presidente da área internacional do Walmart, Doug McMillon, que afirmou a analistas de mercado que era necessário entrar com o modelo "preço baixo todo dia" no Brasil porque a rede apresentava dificuldades com a estratégia anterior, baseada em promoções.
McMillon disse que, há um ano, a companhia no Brasil passava por um "período difícil" no que diz respeito ao equilíbrio entre lucro e prejuízo. "Nós tinhamos um modelo operacional que não era sustentável", afirmou.
McMillon disse que, há um ano, a companhia no Brasil passava por um "período difícil" no que diz respeito ao equilíbrio entre lucro e prejuízo. "Nós tinhamos um modelo operacional que não era sustentável", afirmou.
Sobre a implementação do novo modelo comercial de "preço baixo todo dia", o executivo disse: "Francamente, isso tem levado mais tempo do que eu imaginava que levaria." E completou: "Eu atribuo isso ao ambiente marcado por altas variações de preços no Brasil."
Segundo ele, há sinais de que o novo formato está evoluindo bem, com aumento de 7% nas transações, "porque as pessoas entram nas lojas e percebem que economizam", mas o tráfego de pessoas na rede caiu 4% a 5%. Ele reforçou que está muito otimista em relação ao que o Brasil pode representar para o grupo no futuro. Fonte: Valor Econômico
Comentário:
Segundo ele, há sinais de que o novo formato está evoluindo bem, com aumento de 7% nas transações, "porque as pessoas entram nas lojas e percebem que economizam", mas o tráfego de pessoas na rede caiu 4% a 5%. Ele reforçou que está muito otimista em relação ao que o Brasil pode representar para o grupo no futuro. Fonte: Valor Econômico
Comentário:
O Walmart passa por dificuldades nas operações no Brasil por alguns motivos, mas o principal deles é ter deixado de lado a análise da cultura de compra e consumo do mercado brasileiro. Ainda existe no nosso mercado uma cultura de compra de promoções, herança de um longo período de inflação e dos longos anos de baixo poder de compra das classes C,D e E. Mesmo hoje com maior poder de compra o consumidor opta por comprar buscando redes que pratiquem preços baixos de verdade “assunto que já foi alvo de vários estudos, e até matéria dessa revista a anos atrás”.
Mesmo depois dessa mudança, o walmart vai precisar de muito investimento em mídia, e de tempo para fazer com que o consumidor possa perceber sua nova estratégia.
(Marcelo Bacellar)
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