segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

“O Planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.”
Fonte: Wikipédia

A abordagem desse tema se deve ao fato dele estar constantemente divulgado nas mídias, ou melhor, a falta dele.
Quase todos os dias nos deparamos com notícias que nos remetem ao pensamento da falta de planejamento em diversas áreas. Vou citar uma mais recente que me chamou muito a atenção, e no decorrer do texto explico melhor o porquê. Todos devem estar assistindo as matérias sobre o Rock in Rio pela TV, e com certeza viram a falta de planejamento da Fetranspor com a quantidade de ônibus necessários e com os valores cobrados no primeiro dia do evento. Quem pagou R$ 35,00 reais antecipadamente, poderia ter deixado para pagar R$ 20,00 no momento do embargue nos ônibus, só que isso não foi divulgado assim. O que foi divulgado foi que os ônibus não receberiam dinheiro em espécie, somente os cartões no valor de R$ 35,00, o que já é um absurdo, mas isso é material para outra matéria.
Fiquei me perguntando se era muito difícil fazer as contas da quantidade de pessoas que utilizariam os ônibus, pois a conta não seria mais ou menos assim: quantidade de cartões comprados / pela capacidade do ônibus = quantidade necessária de veículos podendo ter uma variação a mais com os cartões vendidos na hora, talvez na ordem de 20%, para mim que sou leigo no assunto, essa conta me parece bem razoável. E para a questão da cobrança das passagens era muito difícil colocar uma pessoa para fazer uma conferência no embargue? Na rodoviária não funciona assim?  
Alguns que leiam essa matéria podem falar que eu só estou falando porque falar é muito fácil, vai fazer. Para os internautas que não me conhecem pessoalmente, gostaria e relatar que fui responsável por alguns eventos de grande magnitude e outros de grande importância também, onde nada poderia dar errado, ou pelo menos teríamos que ter um plano B, estou falando de Carnaval na Marques de Sapucaí, de Feira da Providência e outros. Sei exatamente o que é ser responsável por grandes eventos.
O Fato de abordar esse assunto no site é tentar chamar a atenção de gestores e do pessoal de base também, para a importância de estarmos fazendo checagens constantes das nossas atividades, principalmente das futuras, as que o tempo nos permite planejar e criar recursos para sanar eventuais dificuldades que possam surgir. Liste os materiais, pessoal, estrutura, e outros recursos necessários para que você possa estar executando bem suas funções, planejar é mais fácil que parece e quanto mais você exercita, mais chance você terá de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário