sábado, 3 de setembro de 2011

PESQUISANDO O VAREJO MUNDIAL


Em minhas pesquisas sobre supermercados ao redor do mundo, tive acesso ao Wegmans, e confesso que fiquei muito bem impressionado. Juntei algumas fotos de setores que me chamaram mais atenção e a Planta Baixa da Loja, que nos fornece um bom material de pesquisa. Vamos ver!
Imagens 1 e 2: FLV


A arrumação das frutas, verduras e legumes são feitas na caixa que vem do fornecedor. Para isso, existe um padrão nas embalagens para que os equipamentos de exposição sejam plenamente utilizados. Outros pontos que chamam muito a atenção são: o trabalho de usos do colorido e o frescor dos produtos expostos. Muita limpeza e organização no setor.
Imagem 3: Cheese Shop - Setor de queijos

O setor é de impressionar pelo tamanho e pela variedade. São queijos de todos os tipos de várias partes do mundo. A qualidade no atendimento demonstra, além investimentos em treinamento, a satisfação que o colaborador tem em trabalhar na empresa.
Imagem 4: Peixaria


E se tratando de layout, o setor de Peixaria tem um padrão diferente do nosso. No Brasil as preparações ficam abaixo, no balcão, e os peixes inteiros acima. No Wegmans as preparações ficam ao lado, como no caso da foto onde podemos ver postas de salmão ao lado de peixes inteiros.
Imagem 5: Açougue


Um setor limpo, bem organizado e com uma qualidade visual incrível, é muito pouco provável passar por ele sem comprar nada. A grande quantidade de preparações expostas no balcão, uma exposição convidativa e vendedora.
As preparações podem gerar um crescimento de margem para o setor muito significativo, e por isso o investimento de mão de obra e espaço no balcão nelas se justifica, apenas é preciso ter cuidado na preparação das receitas e nas suas rentabilidades.
Imagem 6: Padaria


Olhando esse setor dá para entender porque é difícil manter a dieta em dia. Muita variedade de doces e tortas que se destacam no setor. Mais uma coisa que chamou a minha atenção foi a qualidade das imagens dos produtos que são usadas no setor, parecem uma pintura, isso acaba atraindo os clientes para comprar no setor.
Imagem 7: Planta Baixa.

Essa imagem merece destaque, pois podemos fazer diversas análises com ela. Um ponto que, acredito que mereça destaque é o fato de cada setor ser visto como uma unidade de negócio isolada dentro da loja, ou seja: Cada setor tem seu destaque próprio, como se estivéssemos tratando de vários negócios dentro de um único espaço.
Logo na entrada temos o setor de farmácia e cosméticos, com flores ao lado. O setor de flores nos dá uma sensação muito agradável e um bem estar muito bom.
Para a direita temos a padaria, o setor de queijos, sushi, uma cafeteria e as pizzas. No fundo da loja estão a peixaria, o FLV, o açougue e o muito bem colocado setor de bebidas frias. À esquerda da loja temos os congelados e mais ao fundo book shop e comidas internacionais.
Em uma lista de compras semanal ou mensal o layout da loja faz o cliente percorrer toda sua extensão, pois foi projetada com esse propósito.
Tive realmente uma ótima impressão dessa rede de supermercados com alguns pontos que merecem destaque: Limpeza, qualidade de atendimento, cuidado na exposição de produtos, layout, preocupação com a abrangência e profundidade, comunicação visual limpa e bem posicionada e tipo de iluminação, que é passa um clima de calma e tranqüilidade para os clientes e colaboradores no interior da loja.
Parando para comparar notei que algumas redes no Brasil adotam vários pontos que destaquei acima, sendo que em São Paulo consegui notar a presença de uma maior quantidade desses itens. 
Um destaque importante é que nessa rede, assim como no Wall Mart, não existe uma cultura de destaque para as ofertas, o que no Brasil é bastante explorado, devido ao perfil de compra dos brasileiro, principalmente em função de vários anos de inflação. Mas isso é outro assunto.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário