“Negócios bem sucedidos não são
criados por pessoas extraordinárias, mas,sim, por pessoas comuns que fazem
coisas extraordinárias.” –Michael Gerber
Introdução
Toda organização, de uma forma ou de outra, utiliza-se de pessoas, processos e tecnologia
para a execução de seus negócios. As grandes empresas e as Franquias não
vivem sem processos. Startups devem usá-los depois das fases de aprendizagem,
ou seja, quanto entram em execução buscando escala. Da mesma forma
as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e até mesmo as ONGs precisam
pensar em processos quando decidem implantar suas Estratégias e Modelos de
Negócio. Tais processos devem ajudar na gestão, operação, automação e
redução de conflitos, mas não apenas para conseguir alguma certificação ou
tornar o negócio “engessado”.
Uma organização funciona como um sistema, ou melhor, um conjunto de
processos inter-relacionados que interagem para atingir seus objetivos. Estes
processos são executados continuamente pelas pessoas que integram a sua força
de trabalho. Os bens ou serviços provenientes de um processo constituem a
entrada para outro ou para outros processos até sua chegada ao consumidor para
o uso.
Todo processo deve agregar valor na percepção dos seus clientes, e isto
significa que a saída do mesmo deve ter maior valor que as suas entradas.
E este valor agregado a cada etapa é que faz o negócio acontecer.
Mas o que é um processo?
“Um processo é um grupo de tarefas relacionadas que, juntas, geram um
resultado que tem um valor para o cliente.” – Michael Hammer
Fonte: Blog do Nei
Leia mais em: http://neigrando.wordpress.com/2013/03/05/processos-empresariais-sao-fundamentais-para-a-boa-execucao-dos-negocios/