terça-feira, 22 de julho de 2014

PROCESSOS EMPRESARIAIS SÃO FUNDAMENTAIS PARA A BOA EXECUÇÃO DOS NEGÓCIOS

 “Negócios bem sucedidos não são criados por pessoas extraordinárias, mas,sim, por pessoas comuns que fazem coisas extraordinárias.” –Michael Gerber
Introdução
Toda organização, de uma forma ou de outra, utiliza-se de pessoasprocessos e tecnologia para a execução de seus negócios. As grandes empresas e as Franquias não vivem sem processos. Startups devem usá-los depois das fases de aprendizagem, ou seja, quanto entram em execução buscando escala. Da mesma forma as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e até mesmo as ONGs precisam pensar em processos quando decidem implantar suas Estratégias e Modelos de Negócio.  Tais processos devem ajudar na gestão, operação, automação e redução de conflitos, mas não apenas para conseguir alguma certificação ou tornar o negócio “engessado”.
Uma organização funciona como um sistema, ou melhor, um conjunto de processos inter-relacionados que interagem para atingir seus objetivos. Estes processos são executados continuamente pelas pessoas que integram a sua força de trabalho. Os bens ou serviços provenientes de um processo constituem a entrada para outro ou para outros processos até sua chegada ao consumidor para o uso.
Todo processo deve agregar valor na percepção dos seus clientes, e isto significa que a saída do mesmo deve ter maior valor que as suas entradas.  E este valor agregado a cada etapa é que faz o negócio acontecer. 
Mas o que é um processo?
“Um processo é um grupo de tarefas relacionadas que, juntas, geram um resultado que tem um valor para o cliente.” – Michael Hammer
Fonte: Blog do Nei
Leia mais em: http://neigrando.wordpress.com/2013/03/05/processos-empresariais-sao-fundamentais-para-a-boa-execucao-dos-negocios/

sexta-feira, 4 de julho de 2014

USO DE ENERGIA LIMPA EM PROJETO NO MORRO DOS MACACOS - RJ

Em 2013, o Greenpeace Brasil junto com seus voluntários instalou painéis solares no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Rio de Janeiro. O projeto teve como uns de seus objetivos mostrar a viabilidade da geração de energia solar, bem como o treinamento e em poder dos jovens da região.
Em 2014, o Grupo de Voluntários do Rio de Janeiro, em articulação com outras organizações e associações comunitárias, iniciaram o Projeto Quilombo Solar, que instalou placas solares e treinou mais de 20 jovens no Quilombo do Grotão, em Niterói. O Lançamento do Projeto aconteceu no último sábado, dia 28 de Junho.
Lançando mão de ferramentas de mobilização como o financiamento coletivo, e estabelecendo parcerias estratégicas, o projeto foi um grande exemplo de voluntários do Greenpeace assumindo uma atitude de liderança e autonomia, demonstrando o poder dos jovens em fazer a mudança acontecer.
Veja o emocionante relato desse processo de mobilização e construção no texto da voluntária Enilce Melo, pois ninguém melhor para contar a história, do que quem participou dela.

Acesse o link e conheça o projeto.
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/grupo-de-voluntrios-do-rio-de-janeiro-no-proj/blog/49812/

Fonte: Greenpeace

terça-feira, 1 de julho de 2014

PREVENÇÃO DE PERDAS OU LOSS PREVENTION.

Durante palestras realizadas no Rio de Janeiro no mês de junho para proprietários, gestores e operadores do setor de supermercados, notamos quanto é importante investir na Prevenção de Perdas.

Usamos uma frase durante as palestras que despertou ainda mais a atenção dos participantes, que foi a seguinte: 
“A qualidade nos serviços prestados é comum a todos, uma boa negociação com os fornecedores pode ser feita com a habilidade dos compradores, a qualidade nos produtos é uma commodity ... então se conseguir melhorar os lucros está cada vez mais difícil usando esses recursos, cabe aos gestores identificar e reduzir as Perdas, para melhorar seu resultado.”

Ainda existem muitas dúvidas com relação ao como acontecem as Perdas, como elas podem ser medidas e quais ações tomar para evitar que elas ocorram.

Digo que não existe uma receita única que atenda a todas as empresas, mesmo que sejam do mesmo ramo de atividade, porque cada empresa tem sua forma de fazer. As empresas executam os mesmos serviços de maneiras diferentes, e isso possibilita uma variação dos possíveis agentes causadores de Perdas.
Duas ações podem ser tomadas para se ter noção da influência das Perdas na sua empresa. A primeira é a realização de acompanhamento constante dentro dos setores que mais geram Perdas. E a segunda é a observação de cada processo, para realizar os ajustes necessários. Com essas duas ações você já será capaz de estabelecer algumas prioridades em seu plano de ação.

For the US visitors, I want to thank the hits on the blog.

North American friends next fairly accessing my blog, I say fantastic as is their country, with many positive points that serve as an example for the whole world, there is still great difficulty in reducing losses. We should not allow that losses are part of their business plans so naturally. It is necessary to predict future losses, mainly to avoid waste in the food sector. Let´s find one best result!