domingo, 29 de junho de 2014

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - ACRESCENTE VALOR A SUA EMPRESA E AOS SEUS COLABORADORES.

Notamos uma grande necessidade de treinamento dos colaboradores ligados as operações das empresas de supermercados, sejam das lojas ou dos Centros de Distribuição. Em algumas áreas essa necessidade é mais evidente, sinalizada principalmente pela grande rotatividade de pessoal.

Focados nisso, estamos oferecendo treinamentos personalizados para os operadores e gestores da sua empresa nas áreas de:
  • Prevenção de Perdas,
  • Operação de Loja,
  • Noções de Custos,
  • Operação de Depósitos & Centros de Distribuição e
  • Logística e Transportes.

Com uma dinâmica de treinamento inovadora, que liga a teoria a prática de cada profissional no seu local de trabalho, agregando valor a cada tema abordado.

As empresas ou profissionais que tiverem interesse em se qualificar nessas áreas podem entrar em contato pelo e-mail abaixo, para agendarmos uma visita à sua empresa para maiores informações e montamos um plano de treinamento personalizado para sua equipe de acordo com os objetivos e estratégias de sua empresa.

 Envie seu e-mail para: bacellarconsultoria@hotmail.com e peça uma visita!


“A qualificação dos seus colaboradores é a sua melhor estratégia.” 

segunda-feira, 23 de junho de 2014

A ARTE DE COMPRAR BEM

Gerenciar até 4.000 itens e comprar sem comprometer a saúde financeira e a logística da rede são desafios do comprador identificados por Alexandre Ribeiro, especialista em varejo da R-Dias
Muitos ainda analisam o sucesso do varejo pelo quanto ele vende, esquecendo-se de que a compra dos produtos é igualmente crítica para o bom desempenho do negócio. "Se elas não forem eficientes, dificilmente as vendas serão bem-sucedidas", diz Alexandre Ribeiro, fundador da consultoria de varejo R-Dias. Daí a importância de os compradores saberem o que o shopper deseja e conhecerem o impacto de suas decisões nas áreas financeira, de logística e vendas. Eles também devem entender como fornecedores e categorias se comportam em condições normais e adversas, em situação de promoção e de sazonalidade. Tudo amparado por boas estratégias, indicadores e metas. Em entrevista a SM, Ribeiro fala sobre atributos dos profissionais e erros na área comercial.
Quais os maiores atributos do bom comprador?
Esse profissional precisa se sentir um pouco dono do negócio. Fazer uma compra nas melhores condições exige muita persistência. E ninguém é persistente se não toma o negócio para si. É essencial que tenha grande capacidade analítica e saiba planejar as compras para evitar pedidos sub ou superdimensionados. Também é importante raciocínio rápido para avaliar as condições oferecidas pelos vendedores; capacidade de enfrentamento para conseguir dizer não, quando necessário; além de perfil conciliador para não criar inimizade com os vendedores, que podem ser apoiadores ou seus algozes. Foco e habilidade de negociação, obviamente, também são imprescindíveis.

Leia a matéria completa em: http://www.sm.com.br


PROBLEMAS COM O DP, TRATAMENTO RECEBIDO & MÁ QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL – ELES PODEM ESTAR MINANDO A SUA EMPRESA.

Três agente de insatisfação dos colaboradores, podem estar dentre os principais motivos do não atingimento dos resultados estratégicos das empresas. Depois de mais de cinco anos de observação em diferentes empresas, conseguimos colher dados que indicaram os três principais geradores de insatisfação dos colaboradores.

A Má Qualificação Profissional, Problemas com o Dep. Pessoal e o Tratamento Recebido pelos colaboradores de base, estão diretamente ligados ao atingimento das metas estabelecidas pelos Diretores das empresas.

A questão da insatisfação é bem definida nos dois últimos aspectos, mas é preciso observação quanto a questão da Má Qualificação, pois ela pode ir minando todo o planejamento estratégico da empresa que muitas vezes, não consegue atingir os resultados planejados.

Problemas que atinjam o dia do pagamento, o erro no valor depositado, o valor do Vale Transporte e falhas no pagamento de outros benefícios, tiram a concentração nas tarefas do dia-a-dia e gerar falta de credibilidade do funcionário na empresa, mas ele ainda permanece trabalhando e produzindo, mesmo com desenvolvimento abaixo do esperado. Aqui não faz diferença se o colaborador reclama ou não desses erros e sim se eles são ou não corrigidos. Na verdade, o fato de simplesmente ter acontecido já gera a insatisfação dos colaboradores. É importante ressaltar, é que essa insatisfação só é percebida quando ocorre de uma maneira ampla e não em casos isolados.

O Tratamento dispensado aos colaboradores de base ou não influência diretamente na qualidade do trabalho produzido por eles. Além de ser considerado assédio moral, é um fator de grande desestímulo para os executores das tarefas, que quando bem realizadas, que vão fazer a empresa atingir os resultados esperados pela sua presidência, diretoria e seus acionistas.
- Não há como esperar que alguém que não recebe um tratamento digno vá trabalhar com a satisfação e determinação necessárias.

Retomando a questão da Má Qualificação, precisamos ter uma visão holística para tratar desse assunto. A Má Qualificação não gerar resultados ruim somente para a empresa, que tem metas a atingir. Afeta mais diretamente ainda o colaborador que tem que dar um resultado e por ter as competências necessárias não conclui de maneira satisfatória seu trabalho. Entenda-se satisfatória tanto para ele como para a empresa. Aos poucos as cobranças pelos resultados vão aumentando e o colaborador não corresponde. A Má Qualificação profissional vai minando o colaborador a cada resultado ruim que ele entrega à empresa, e a empresa que precisava de um resultado pleno, não atinge os objetivos estratégicos planejados e muitas vezes necessários ao desenvolvimento da empresa.


         O foco maior na questão da Qualificação Profissional se dá pelo fato de não ser algo que se corrige tão rapidamente pela empresa. Problemas com o DP e com Tratamento dispensado aos colaboradores são de rápida solução. Qualificar um profissional demanda tempo e investimento que pode partir do próprio colaborador ou da empresa. Empresas formadoras estão cada vez mais raras no mercado. Era comum entrar em uma empresa e receber a formação profissional necessária ao desenvolvimento do trabalho para o qual a pessoa foi contratada. Hoje isso não é tão comum, as empresas esperam contratar um colaborador com boa formação profissional para dar andamento as estratégias definidas pela sua diretoria, mas está cada vez mais difícil de encontrar esse profissional. 

Por: Marcelo Bacellar.