Para tentar reduzir e até evitar a ação
de falsos clientes, iniciamos o cadastro dos lotes no recebimento dos produtos
nos Centros de Distribuição de nossos clientes.
Cadastrar os lotes garante que,
em caso de reclamação ou devolução de produto, a empresa pode verificar se o cliente o adquiriu em sua(s) loja(s) a partir da consulta cadastral.
A operação consiste em usar o WMS ou outra ferramenta usada para registrar a entrada de produtos na empresa para fazer esse cadastro. Normalmente o conferente
precisar pegar informações do produto na entrada, tais como: Data de Validade,
Código, Data de Fabricação, Quantidade e em alguns casos Tipo de Embalagem.
Pegar o número do lote será somente mais uma informação. Outra forma de coletar
essa informação, é coloca-la dentro do código DUN (código de barras de 14 dígitos utilizados em container, caixas de transporte, paletes, etc e permite comerciantes, varejistas e atacadistas a verificação e baixa de múltiplas unidades de produto de uma só vez) dos produtos, o que facilita
a coleta de dados.
Esse cadastro serve para ajudar o
comerciante a se proteger de falsos clientes que compram um produto igual ao
que já tem em casa e já está vencido, e tentam aplicar esse golpe. Com os
números dos lotes cadastrados no sistema, fica mais fácil do comerciante
comprovar a origem ou não dos produtos e a data de chegada de cada lote,
podendo usar essa informação em caso de uma futura ação judicial.
"Já fizemos uso desse processo e funcionou muito bem em uma tentativa de troca de um produto vencido que não pertencia aos lotes comprados pela nossa empresa cliente."
Por: Marcelo Bacellar – Bacellar Consultoria