A rede logística da Perdigão é bastante complexa. São mais
de 6.000 produtores integrados que abastecem 13 unidades industriais, mais de
400 itens em seu mix de produto e 2.400 toneladas produzidas diariamente e
transportadas para 30 centros de distribuição.
Na seqüência, estes produtos são distribuídos para cerca de 60.000 clientes em
todos os pontos do país.
São 640 cargas distribuídas para todo o
Brasil diariamente.
A complexidade da distribuição
aumenta ainda mais, pois a Perdigão precisa balancear a equação de densidade e
peso específico, ou seja, para aproveitar ao máximo o espaço de um caminhão é
necessário pensar no volume e no peso de toda carga.
Além disto, deve-se levar em conta o tipo do produto: se congelado viaja a -20º
C e se resfriado viaja a 0o C, e a sua validade (um produto resfriado pode ter
validade de apenas 1 mês).
Para reflexão:
do ponto de vista logístico qual a situação mais difícil de trabalhar: ter um
grande volume com muitos sku´s para distribuir com abrangência nacional ou ter
um pequeno volume com grande número de sku´s ?
Com ajuda da empresa de uma grande empresa de consultoria a Perdigão está
redesenhando sua rede de suprimentos.
Empresas como a Perdigão têm custos associados à logística bastante
expressivos.
Isto ocorre porque, supply chain e logística incluem muito mais do que o
transporte, movimentação e armazenagem dos produtos.
Há dois outros importantes custos a serem relacionados:
1. manter estoques (inventário)
2. venda perdida pelo fato da empresa não ter o produto no local e na hora
certa.
O primeiro passo do trabalho foi feito pela empresa de consultoria com o
auxílio de um software de simulação da cadeia de suprimentos.
Através de modelos matemáticos, este software oferece milhares de combinações e
cenários, simulando a melhor solução para atender o cliente em até 24 horas com
o menor custo.
Através do software são tomadas decisões estratégicas sobre onde deverá ocorrer
investimentos, com a ampliação ou construção de novos centros de distribuição,
e quais deverão ser desativados.
O programa de gerenciamento de logística identifica a filial mais próxima ao
cliente para que esta faça a entrega independente de qual filial tenha feito a venda.
Assim, um cliente em Unaí (MG), que era atendido pelo centro de distribuição de
Minas Gerais, será atendido pelo centro de distribuição do Distrito Federal que
fica em uma menor distância.
Com o novo sistema, além de reduzir o tempo de entrega do produto ao cliente, o
custo com o frete será menor.
Com o novo sistema, a empresa espera racionalizar a distribuição, reduzindo
custos de frete e de estocagem de produtos.
Fonte: site estudando logística