sexta-feira, 26 de julho de 2013

DTEC – INVESTE EM ESTRUTURAÇÃO LOGÍSTICA

A empresa Dtec distribuidora de produtos de limpeza e outros fechou parceria com a Marcelo Bacellar - Consultoria para modernizar e implantar seus processo logísticos. Essa parceria vem apresentando já alguns bons resultados como o atendimento de 100% dos pedidos de vendas (antes não atendíamos cerca de 30%), a redução de avarias em 10% e o crescimento das vendas estimado em 5% no período.

O maior desafio, segundo Marcelo Bacellar diretor da consultoria, será o treinamento dos colaboradores nas novas rotinas operacionais. “A questão é, como na maior parte das vezes, quebrar antigos paradigmas e aquela idéia do (sempre foi assim).”

Até o final deste ano serão realizados muitos ajustes e implantações de novas rotinas operacionais com o objetivo de dar maior agilidade ao processo e capazes de gerar indicadores de desempenho para a Diretoria da Dtec Distribuidora.


Por: Marcelo Bacellar.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

CASE PERDIGÃO – REDESENHO DA OPERAÇÃO LOGÍSTICA DA CADEIA

A rede logística da Perdigão é bastante complexa. São mais de 6.000 produtores integrados que abastecem 13 unidades industriais, mais de 400 itens em seu mix de produto e 2.400 toneladas produzidas diariamente e transportadas para 30 centros de distribuição.
Na seqüência, estes produtos são distribuídos para cerca de 60.000 clientes em todos os pontos do país.
São 640 cargas distribuídas para todo o Brasil diariamente.

A complexidade da distribuição aumenta ainda mais, pois a Perdigão precisa balancear a equação de densidade e peso específico, ou seja, para aproveitar ao máximo o espaço de um caminhão é necessário pensar no volume e no peso de toda carga.
Além disto, deve-se levar em conta o tipo do produto: se congelado viaja a -20º C e se resfriado viaja a 0o C, e a sua validade (um produto resfriado pode ter validade de apenas 1 mês).
Para reflexão:
do ponto de vista logístico qual a situação mais difícil de trabalhar: ter um grande volume com muitos sku´s para distribuir com abrangência nacional ou ter um pequeno volume com grande número de sku´s ?
Com ajuda da empresa de uma grande empresa de consultoria a Perdigão está redesenhando sua rede de suprimentos.
Empresas como a Perdigão têm custos associados à logística bastante expressivos.
Isto ocorre porque, supply chain e logística incluem muito mais do que o transporte, movimentação e armazenagem dos produtos.
Há dois outros importantes custos a serem relacionados:
1. manter estoques (inventário)
2. venda perdida pelo fato da empresa não ter o produto no local e na hora certa.
O primeiro passo do trabalho foi feito pela empresa de consultoria com o auxílio de um software de simulação da cadeia de suprimentos.
Através de modelos matemáticos, este software oferece milhares de combinações e cenários, simulando a melhor solução para atender o cliente em até 24 horas com o menor custo.
Através do software são tomadas decisões estratégicas sobre onde deverá ocorrer investimentos, com a ampliação ou construção de novos centros de distribuição, e quais deverão ser desativados.
O programa de gerenciamento de logística identifica a filial mais próxima ao cliente para que esta faça a entrega independente de qual filial tenha feito a venda.
Assim, um cliente em Unaí (MG), que era atendido pelo centro de distribuição de Minas Gerais, será atendido pelo centro de distribuição do Distrito Federal que fica em uma menor distância.
Com o novo sistema, além de reduzir o tempo de entrega do produto ao cliente, o custo com o frete será menor.
Com o novo sistema, a empresa espera racionalizar a distribuição, reduzindo custos de frete e de estocagem de produtos.



Fonte: site estudando logística

quarta-feira, 3 de julho de 2013

AURORA PERDE R$ 6 MI AO DIA COM PROTESTOS NAS RODOVIAS

Os protestos de caminhoneiros, iniciados nesta segunda-feira (1/7), em todo o País, estão prejudicando a produção da Coopercentral Aurora Alimentos, em Chapecó (SC), que registra queda no faturamento de R$ 5 a R$ 6 milhões ao dia.
”Temos animais – suínos e frangos – que estão em jejum há 24 horas, porque a ração não chega nas granjas. O duro é que daqui a 30 dias (frangos) ou 44 dias dias (suínos), quando dura o ciclo de engorda dos animais, os abates não terão como ser realizados", disse Marcos Antônio Zordan, diretor de agropecuária da empresa.
Nesta segunda, a Aurora já havia informado que os caminhões que levam rações para as propriedades rurais e os que transportam aves, suínos e leite in natura estão sendo retidos nas barreiras montadas pelos caminhoneiros nas rodovias.
A Aurora possui um plantel permanente de 25 milhões de cabeças de aves e 950 mil de suínos. Os mais de 15 mil produtores integrados (4.050 de suínos, 2.600 de aves e 8.500 de leite) estão sem receber rações – a necessidade diária para a nutrição dos animais é de 3,5 mil toneladas por dia.
As unidades que podem ter suas atividades suspensas são Pinhalzinho (lácteos), Xaxim (aves), Guatambu (aves), Quilombo (aves) e três em Chapecó (todas de suínos).
Fonte: Exame Online

PROFISSIONALIZAÇÃO DE OPERADORES LOGÍSTICOS E A DEMANDA POR EXECUTIVOS DE ALTA QUALIDADE

Considerando os investimentos em outros modais logísticos e o crescente consumo do mercado brasileiro, os operadores logísticos e as transportadoras estão a todo vapor para atender às demandas deste momento do mercado. Nos últimos anos temos visto algumas movimentações interessantes agitarem ainda mais estes setores, em que alguns operadores de médio porte foram adquiridos por empresas globais, além do crescimento da participação de fundos de private equity em importantes players em todo país.
Temos de um lado, neste cenário, grandes grupos logísticos, com atuação nacional e diversos serviços e soluções em seu portfólio, vivenciando movimentos de integração e profissionalização através da estruturação de conselhos de administração e contratação da primeira linha de executivos de mercado. Do outro lado, vemos empresas de pequeno e médio porte, ainda com gestão familiar, que buscam profissionalizar suas estruturas para buscar sua sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo e de margens muito apertadas.
Percebemos que estas empresas tem buscado executivos de mercado para assumir posições estratégicas em todas as áreas, desde Recursos Humanos e Supply Chain até Projetos, Finanças e Tecnologia. O que estas empresas desejam é justamente implantar novos modelos, melhores práticas e ferramentas de gestão que otimizem suas operações. Estas empresas buscam executivos que tenham, preferencialmente, experiência em multinacionais, com inglês fluente e excelente formação acadêmica. E, é claro, buscam um perfil flexível que possa se adaptar em ambientes menos estruturados, além de um forte olhar de inovação, que traga tendências e práticas bem sucedidas de gestão.
Executivos de projetos, por exemplo, estão muito demandados, pois alem de desenharem a solução logística junto ao cliente, são responsáveis por toda condução do projeto até sua operacionalização. Já em recursos humanos, executivos que tenham experiência com implantação de cargos e salários, estruturação de plano de benefícios e de incentivos de curto e longo prazo. Isso é percebido porque muitas das médias e pequenas empresas ainda não possuem políticas de benefícios atrativas, competitivas e alinhadas às práticas de mercado, por exemplo. Outro perfil bastante desejado é o do executivo de finanças que domine o planejamento fiscal e tributação interestadual, pois a redução de custo que se pode ter nestes casos é muito importante e impactam fortemente os resultados das pequenas e médias empresas.
Contratar um bom executivo pode ser visto como um alto custo para alguns, mas felizmente existem empresas que enxergam como um investimento em curto prazo que trará resultados consistentes no médio e longo prazo. Os desafios são enormes para os próximos anos. As empresas necessitam buscar rapidamente formas de otimizar processos e ganhar produtividade, através de um modelo de gestão moderno, pautado em eficiência operacional, gestão de custos e inovação.
Por: Débora Cecílio

Diretora da Fesa – Global Executive Search Transforming Leadership

segunda-feira, 1 de julho de 2013

DTEC DISTRIBUIDORA – DESAFIOS DE UM CRESCIMENTO RÁPIDO E SÓLIDO




Como parte da estratégia de crescimento da empresa DALBATEC, foi contratada a Marcelo Bacellar Consultoria para ser o facilitador entre a empresa, seus fornecedores, clientes e as operações logísticas.
Tendo como objetivo para a empresa um crescimento, da participação no mercado de pequenos e médios varejos no ano de 2013, na ordem de 60% o que vai exigir muito planejamento, trabalho e muitos ajustes nas operações logísticas e comerciais.
Ainda como estratégia para um reconhecimento mais fácil e rápido do nome da empresa, foi feita a alteração do nome fantasia de DALBATEC para DTEC Tecnologia em Distribuição. São apenas 8 meses para atingir o crescimento esperado pela Diretoria, ou seja, um crescimento mensal de 7,5% ao mês. Mãos à obra!


Por: Marcelo Bacellar.