O mercado está repleto de
consultores empresariais, e quase todos que conheço são realmente muito
capacitados para prestar consultorias. Mesmo assim, alguns empresários,
sobretudo de empresas de pequeno e médio porte, têm alguma dificuldade para
contratar esse profissional.
Conversando com muitos desses
empresários notei que o problema não está no conhecimento dos consultores, mas
no quanto eles conseguem colocar em prática as suas ideias. Estamos falando de
uma categoria diferente de consultores, os CONSULTORES INSTALADORES, como classifico aqueles que não têm só
o conhecimento teórico necessário ao desenvolvimento do trabalho, mas também
conhecem a parte prática e como fazer as ideias funcionarem na operação.
Esses tipos de consultores são
realmente difíceis de encontrar no mercado, pois quando estão prestando
consultoria, logo são convidados a serem colaboradores dentro das empresas
clientes. “O empresário sabe do valor que
esse tipo de colaborador pode agregar aos processos, não só daquela consultoria
que ele inicialmente veio realizar na empresa, mas de outros projetos que vem a
seguir.” Poucos são os empresários que conseguem reter esses consultores em
suas empresas, pois seu valor no mercado de trabalho é alto, e muitas vezes
inviável para os padrões de salários da empresa cliente, ainda tem o lado do
consultor que prestando consultoria para vários clientes consegue ter uma renda
maior que estando vinculado a uma só empresa.
Para os empresários a conta é fácil, um
consultor geralmente determina o valor de sua consultoria em 3 por 1. O
empresário que deseja reter esse talento em sua empresa, precisa fazer essa
conta simples. Qual é o valor que deseja recuperar em cada projeto? Quanto
tempo estima para cada projeto? Feito isso, se tem o valor do consultor por
mês.