terça-feira, 19 de junho de 2012

POR QUE ALGUNS EMPRESÁRIOS FOGEM DE CONSULTORIAS?


O mercado está repleto de consultores empresariais, e quase todos que conheço são realmente muito capacitados para prestar consultorias. Mesmo assim, alguns empresários, sobretudo de empresas de pequeno e médio porte, têm alguma dificuldade para contratar esse profissional.

Conversando com muitos desses empresários notei que o problema não está no conhecimento dos consultores, mas no quanto eles conseguem colocar em prática as suas ideias. Estamos falando de uma categoria diferente de consultores, os CONSULTORES INSTALADORES, como classifico aqueles que não têm só o conhecimento teórico necessário ao desenvolvimento do trabalho, mas também conhecem a parte prática e como fazer as ideias funcionarem na operação.

Esses tipos de consultores são realmente difíceis de encontrar no mercado, pois quando estão prestando consultoria, logo são convidados a serem colaboradores dentro das empresas clientes. “O empresário sabe do valor que esse tipo de colaborador pode agregar aos processos, não só daquela consultoria que ele inicialmente veio realizar na empresa, mas de outros projetos que vem a seguir.” Poucos são os empresários que conseguem reter esses consultores em suas empresas, pois seu valor no mercado de trabalho é alto, e muitas vezes inviável para os padrões de salários da empresa cliente, ainda tem o lado do consultor que prestando consultoria para vários clientes consegue ter uma renda maior que estando vinculado a uma só empresa.
Para os empresários a conta é fácil, um consultor geralmente determina o valor de sua consultoria em 3 por 1. O empresário que deseja reter esse talento em sua empresa, precisa fazer essa conta simples. Qual é o valor que deseja recuperar em cada projeto? Quanto tempo estima para cada projeto? Feito isso, se tem o valor do consultor por mês.

domingo, 10 de junho de 2012

ARIUS E CAB UMA PARCERIA DE SUCESSO


A Arius Sistemas parceira da CAB em desenvolvimentos de sistemas gerenciais e operacionais termina a bem sucedida implantação de seu sistema WMS. O primeiro a estar rodando integralmente em um cliente. O gerente desse projeto Marcelo Bacellar revela as dificuldades dessa implantação: “Como toda novidade em uma empresa, principalmente pela alteração total das operações, o maior desafio é conquistar as pessoas, fazer com que a pessoa que vai usar e ser beneficiado por essa nova ferramenta acredite e siga as novas rotinas... Foi difícil sim, mas só havia um caminho a ser seguido, e esse era para frente, não dá para voltar depois de ter iniciado o processo, pois foram muitos meses de um trabalho duro e que tinha que dar certo. Acredito que essa forma de pensar tenha ajudado a conseguirmos implantar esse sistema.”
Problemas de abastecimentos, recebimentos e armazenamento foram enfrentados com maturidade e profissionalismo pela equipe de implantação e principalmente pelo empresário cliente, que soube ter a tranqüilidade necessária para o sucesso desse projeto.
A diferença principal para garantir o sucesso da implantação desse sistema foi o conhecimento da parte operacional e do uso desse tipo de sistema pelo gerente do projeto, e principalmente o fato de ser o gerente um implantador, ou seja, um consultor que sabe colocar em prática o que foi idealizado, isso é bastante difícil de encontrar.
Sucesso as empresas nos projetos que ainda virão.  

PROJETO SUCESSO


Depois de vencer o desafio de implantar o WMS (Warehouse Management System) da empresa Arius Sistemas de SP, no Centro de Distribuição da CAB (Cesta de Alimento Brasil) na cidade de Duque de Caxias – Rio de Janeiro. Fomos convidados a estar conduzindo a empresa as novas tecnologias e processos do varejo moderno.
Neste mês de junho de 2012, estaremos dando os primeiros passos da empresa em Prevenção de Perdas. Um projeto de grande importância para as próximas fases de um conjunto de projetos que recebeu o nome de Projeto Sucesso, ele será responsável pela modernização da empresa e a construção de uma base sólida para alavancar o crescimento, que objetiva quadruplicar as vendas da empresa em 5 anos e inaugurar 12 lojas nos próximos 10 anos.
Um projeto ousado mesmo com um horizonte de 10 anos. Estamos falando de 1,5 lojas por ano, a partir deste ano. “- Desafios estão nas nossas vidas para serem superados com dedicação, planejamento e estratégia. Certamente, esse desafio será mais um superado por mim e minha equipe.”
(Marcelo Bacellar) – Consultor, Professor e Diretor da More Business Consultoria.