quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

RUPTURAS X MARGEM

Em várias reportagens sobre o assunto RUPTURAS de produtos, não houve uma abordagem sobre a influência das rupturas sobre as margens da empresa, por esse motivo estou publicando essa matéria sobre o assunto.
Quando se calcula a margem desejada para uma empresa ou para uma unidade de negócio, se faz uso do MIX de produtos que são ali comercializados, considerando cada margem isoladamente, para composição de uma margem única da unidade de negócio. Quando existem rupturas, a margem é afetada em sua composição. Se for o caso de um produto que tenha substituição por outro com uma margem melhor, a princípio isso pode ser bom, mas se o nível de vendas do produto substituto não for similar ao do que está em ruptura, de nada vai adiantar e margem será afetada para baixo. Se não houver um produto substituto, ou se o produto que fizer a “substituição” tiver uma margem mais baixa, aí sua venda provoca a redução da margem desejada.
O trabalho que podemos estar fazendo é buscar identificar a ruptura a tempo de corrigir os desvios de margem dentro do mix.
O fato é que a ruptura não deixará de existir por uma razão ou por outra, mas quem souber dar solução ao que ele provoca, terá um grande diferencial competitivo no mercado varejista.