quinta-feira, 29 de setembro de 2011

NO BRASIL, 43% DA POPULAÇÃO UTILIZA MÍDIAS SOCIAIS

Sites como Facebook, Twitter, Orkut e Youtube são fundamentais para as empresas interessadas em se aproximar do consumidor brasileiro. Sobretudo do público jovem e abastado. Afinal, 43% da população do País utiliza algum tipo de mídia social. Quando a análise se volta apenas para as classes A e B, o índice sobe para 53%. Os dados são de uma pesquisa realizada pela GfK, 4º maior grupo mundial do setor de pesquisas.
Cynthia Vieira, diretora da área de Business & Technology da GfK, pondera que, apesar da grande utilização, o uso ainda se concentra entre pessoas de 18 a 34 anos e de nível social mais alto. Segundo o levantamento, entre as classes C e D, o percentual de usuários de mídias sociais cai para 33%.
O levantamento da GfK identificou também a relação dos consumidores com as marcas nas mídias sociais. Entre os entrevistados, 27% utilizam esses sites para pesquisar sobre marcas. Em segundo lugar aparece a recomendação de marcas, algo comum a 17% dos consumidores ouvidos. A GfK entrevistou mil pessoas com mais de 18 anos nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém, além das cidades de Brasília, Goiânia e Manaus.
Fonte: Supermercado Moderno

Comentário:
Para as empresas que querem se aproximar de seus consumidores, é necessário lembrar-se de um conceito de Marketing que dizia que um cliente satisfeito conta sobre sua satisfação para umas 3 ou 4 pessoas e o cliente insatisfeito falava para 9 ou 11 pessoas. Com as redes sociais, essas quantidades podem se multiplicar por milhares, e com uma abrangência internacional.
Isso significa dizer que a satisfação do cliente recebe um foco central. Produtos e serviços têm que estar alinhados com a garantia de satisfação dos clientes, e as empresas que desejam permanecer no mercado devem orientar suas estratégias para qualificação de seus colaboradores, revisão dos processos e outras ações que gerem a tão desejada satisfação dos seus clientes.
Mas, as redes sociais podem ser uma ferramenta muito útil para as empresas, onde é possível verificar “em tempo real” como seus consumidores vêem sua empresa, é preciso ser capaz de responder as insatisfações dos consumidores na velocidade da internet, com pessoal treinado para dar respostas e o mais importante, processos ágeis para corrigir as falhas. É preciso ter uma nova mentalidade orientada para seus consumidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário