quinta-feira, 1 de setembro de 2011

FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO VAREJO

Desde que eu iniciei minha carreira de gestor no varejo, que foi no ramo de material de construção, eu sempre me foquei em treinar, explicar e formar as pessoas que trabalhavam direta ou indiretamente comigo.
Em 2001 quando entrei nas Sendas tive o privilégio de ser da turma de Trainee nesse ano, o que significava ser treinado colocando as mãos na massa. Fui treinado em todos os setores, com ênfase nos perecíveis trabalhando como salgador, padeiro, peixeiro, açougueiro, repositor, estoquista, atendente e ... muito mais. Foram 4 meses de treinamento diário até que eu fosse assumir minha primeira loja, onde diga-se de passagem, usei todos os conhecimentos adquiridos, como quem é de varejo sabe. Quem está chegando agora vai roer o osso mesmo, não vai chegar comendo o filé de jeito nenhum, pelo menos no começo.
Da mesma forma que percebi a importância de ter sido treinado e da diferença que isso fez e faz na minha vida profissional, comecei a treinar todos os colaboradores que trabalhavam comigo, sendo funcionários da empresa que para qual eu trabalhava ou não. Uma vez que a pessoa está prestando um serviço dentro da unidade, ela faz parte da sua equipe e por isso deve ser treinada, pelo menos para ter conhecimento dos procedimentos de sua empresa.
Saiba que treinar motiva, estimula e gera a vontade de estar aprendendo cada vez mais. Por isso, treine seus colaboradores ou pelo menos estimule o aprendizado.
Alguns cursos podem ser feitos no SEBRAE ou no caso do RJ na ASSERJ que fica no Mercado São Sebastião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário