sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Castanha Portuguesa AgroAguiar "O Produtor direto no Brasil"



Se existe um produto que se vende muito e não se tem como escolher de quem comprar é a "castanha portuguesa" no período de Natal.
Fomos convidados, eu e meus sócios Marcelo Cerqueira (Especialista em TI) e Johnny Ferreira (Consultor em Logística), pela AgroAguiar para fazer dois trabalhos no mercado brasileiro. O primeiro foi dar uma identidade para a castanha portuguesa, ou seja, aliar o nome da empresa ao seu produto. Hoje 99% da castanha que consumimos não possuem um nome de empresa produtora associado a sua venda, no final a castanha portuguesa passa a ser do varejista e não do produtor. Isso acontece com alguns produtos agrícolas no Brasil e no mundo e/ou com produtos que são vendidos a granel, como no caso do bacalhau. O segundo trabalho foi a introdução da empresa no mercado nacional, o que no varejo pode ser um trabalho de porta a porta, como no caso o que é desejado é trazer ao conhecimento do máximo de varejistas, atacadistas e importadores o nome da empresa AgroAguiar, realizamos um trabalho de divulgação digno dos antigos portugueses, fomos de porta em porta para fazer o varejista ter conhecimento que o próprio fornecedor está se dispondo a colocar seu produto no mercado nacional, sem a presença de intermediários. Um dos fatores que podemos atribuir como diferencial nessa investida é o fato dos próprios donos estarem fazendo as visitas aos varejistas e atacadistas.
O que se ganha com esse tipo de ação é que o produto pode chegar ao Brasil com preço mais baixo “o preço da castanha só será estabelecido no final de setembro ou início de outubro, quando a colheita estiver quase terminada”, com uma excepcional qualidade e com um calibre maior que os nossos padrões. Como essa estratégia de negociação ganham todos: O produtor que pode ofertar a sua produção diretamente, o varejista e o atacadista que terão uma melhor margem de lucro pela eliminação do intermediário e o cliente que garante um produto de melhor qualidade a um preço mais em conta. Hoje estou atuando além de consultor da empresa no Brasil, e também como seu representante comercial, com a finalidade de garantir que as estratégias se concretizem. Agora é esperar a castanha chegar é ter realmente um Feliz Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário