O Carrefour, maior varejista da Europa, alertou que seu lucro pode cair 15% este ano com o corte nos preços que pretende promover, na tentativa de reverter a queda de participação e enfrentar um ambiente econômico cada vez mais difícil.
O corte de custos deve atingir o formato Planet, uma tentativa de renovação do modelo de hipermercados, que continua a enfrentar desaceleração no Sul da Europa, mais especialmente na Grécia e na Itália. Além disso, o aumento do preço das commodities põe em risco os ganhos realizados com aquisições.“Estamos nos resignando em 2011 e reconstruindo o momento de 2012 para entregar um crescimento de longo prazo sustentável e rentável”, disse Lars Olofsson, presidente do Carrefour.
Enquanto isso, o novo principal executivo do Carrefour na França, Noel Prioux, revelou novos planos para estimular o consumo no país sede da companhia, com foco no corte de preços, em detrimento de promoções caras, delegando mais responsabilidade aos gerentes de hipermercados. Ao mesmo tempo, pretende acelerar a expansão de produtos de marca própria do Carrefour e das vendas no comércio eletrônico.
O Carrefour, como segundo maior varejista mundial, só atrás do americano Walmart, admitiu que também vem cometendo erros, como o aumento dos preços na França, seu principal mercado, acima dos concorrentes E Leclerc e Intermarché.
“Nós tentamos fazer muito, muito rápido”, disse Olofsson.
(Daniele Madureira | Valor)
http://www.valor.com.br/empresas/996032/para-recuperar-mercado-carrefour-planeja-corte-de-precos
Nenhum comentário:
Postar um comentário